Faz hoje (27-11-2015) 74 anos que faleceu o Escritor Manuel Ribeiro

 

Manuel António Ribeiro, Escritor, nasceu na Freguesia de Albernoa (Beja), a 13-12-1878, e faleceu em Lisboa, a 27-11-1941. Aluno da Escola Politécnica, viu-se forçado a interromper os estudos. Foi durante anos Professor do Ensino Livre.

Funcionário da CP, a partir de 1911 notabilizou-se nos movimentos reivindicativos e com os seus artigos no semanário »O Sindicalista«, de tendências bolchevistas. Veemente defensor das reivindicações dos operários, foi demitido da Companhia e preso por se ter solidarizado com a greve de ferroviários.

Foi funcionário da Biblioteca Nacional, a partir de 1932, e Conservador da Torre do Tombo. Em 1913 fundou o jornal »A Bandeira Vermelha«, de tendências bolchevistas. Preso no Limoeiro, deu a lume o romance »A Catedral«, 1920, que constituiu enorme êxito literário e revelou o início da sua conversão ao catolicismo. Retrata, com profunda afeição, cenários, usos e mesmo certas psicologias características da sua província natal, o Alentejo.

Publicou depois, entre outras obras: »O Deserto«, 1922, »A Ressurreição«, 1923, »Colina Sagrada«, 1925, »A Planície Heróica«, 1927, e »Os Vínculos Eternos«, 1929.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Beja; Ferreira do Alentejo; Seixal (Freguesias da Amora e Seixal); Sintra (Freguesia de Algueirão-Mem Martins).

Fonte: “Dicionário Cronológico de Autores Portugueses”, (Vol. III, Organizado pelo Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, Coordenação de Eugénio Lisboa, Edição de 1990, Publicações Europa América, Pág. 212 e 213)

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág.  451).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: