Jardins de Lisboa. Jardim Constantino.

 

jardim constantinoCONSTANTINO José Marques de Sampaio e Melo, Florista, nasceu em Torre de Moncorvo, a 16-08-1802, e faleceu em Tercy (França), a 14-12-1874. Filho bastardo de boas famílias, para ocultar a identidade da mãe foi enviado para a Aldeia de Larinho, onde teve uma infância e adolescência atribuladas. Soldado desde 1820, aderiu aos realistas. Acompanhou Dom Miguel no exílio. Em Paris empregou-se como Florista e o êxito levou-o a fundar a empresa própria.

Em 1839 tornou-se fornecedor da Casa Real de França. Em 1844, na Exposição de Paris, alcançou o 1º Prémio, tendo-o António Feliciano de Castilho classificado como «o rei dos floristas». Na exposição de Londres de 1851 obteve a grande Medalha de Honra e o título de «primeiro de todos os floristas».

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lisboa (Freguesia de São Jorge de Arroios, Jardim Constantino); Torre de Moncorvo (Rua Constantino, Rei dos Floriastas).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 159).

Nota: Foto é do Site da Câmara Municipal de Lisboa.

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: