Fernanda Machado, uma Cantora Lírica, na Toponímia de Carnaxide

Carnaxide 0064

FERNANDA de Lurdes Afonso MACHADO, Cantora Lírica e Professora, nasceu na Freguesia de Carnaxide (Oeiras), a 03-04-1933, e faleceu em Milão (Itália), a 05-03-1984. Foi aluna do Conservatório Nacional, onde concluiu o Curso Geral de Piano (1951) e o Curso Geral de Canto (1959).

Iniciou a sua carreira lírica em 1952, ao lado de Tomás de Alcaide, com o desempenho do principal papel feminino da opereta Justiça de Sua Majestade (em Março no Teatro Sá da Bandeira e em Abril no Teatro Avenida). Em 1954 estreou-se no Teatro de S. Carlos em três pequenos papéis em Le Nozze di Fígaro, Rigoletto e Les Dialogues dês Camélites. Ainda nesse ano, foi “Helena” de Hin und Zuruck, de Hindemith.

Em Fevereiro de 1958, como aluna de Merope Foresta na Juventude Musical Portuguesa, participou em vários concertos, entre os quais o que se realizou no Tivoli, comemorativo do centenário de Puccini.

Fernanda Machado, em Abril de 1960, estreou-se em Itália como Cantora de Ópera, como “Gilda”, de Rigoletto, ao lado do Barítono Aldo Pottri, no Teatro Civico Puccini, de Merano. A partir de então, Fernanda Machado iniciou uma notável carreira em palcos italianos, alemães e suíços, e ainda no Teatro de S. Carlos e no Teatro da Trindade, que se prolongou pelos treze anos seguintes, onde desempenhou os mais variados papéis e trabalhou com os melhores artistas da época.

Entretanto, em 1966, iniciou uma nova fase da sua actividade, ao ser nomeada Professora suplente de Educação Musical da Scuola Media Statale, de Borgomanero e da Scuola Media Statale, de Romagnano Sesia. Anos depois foi também nomeada Professora suplente de Educação Musical da Scuola Media Statale, de Cesano Maderno, Professora suplente de Canto Didáctico do Cívico Instituto Musicale, de Bergamo e, por fim, Professora suplente de Canto Artístico do mesmo Instituto. Fernanada Machado faleceu subitamente em Milão (Itália).

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada; Oeiras (Freguesia de Carnaxide *); Seixal (Freguesia de Fernão Ferro).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 323).

Nota: Esta designação existe a partir de uma proposta minha (16)

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: