Thilo Krasmann, um alemão que muito contribuiu para o enriquecimento da cultura portuguesa, na Toponímia de Sintra.

Sintra 1258A cultura portuguesa, nomeadamente no campo musical, muito deve a este alemão, radicado desde a década de 50, bem merece ser lembrado.

Georg THILO KRASMANN, Músico, nasceu em Bremen (Alemanha), a 16-04-1933, e faleceu em Portimão, a 11-03-2004. Director de Orquestra, Orquestrador, Arranjador, Compositor e Multi-Instrumentista (acordeão, piano, harmónica, contrabaixo e baixo eléctrico).

Thilo Krasmann, foi um dos principais protagonistas no âmbito da música ligeira em Portugal, a par de Jorge Machado, Shegundo Galarza, José Calvário e Pedro Osório.

Os seus arranjor e orquestrações, a par das várias funções que desempenhou na Indústria Discográfica e na Televisão. Foram decisivos para o desenvolvimento da música ligeira em Portugal nas últimas quatro décadas do Século XX.

Filho de pais Pianistas, sendo a mãe Professora de Canto, Piano e Acordeão, foi a partir da observação das suas aulas que teve o primeiro contacto com a música.

Durante a II Guerra Mundial, devido aos intensivos bombardeamentos em Bremen, a sua família passou a residir numa pequena casa na província. A mãe recomeçou as lições de piano, escrevia música e formava e ensaiava grupos corais.

Por sua iniciativa, começou a aprendizagem de acordeão e piano em meados da década de 40. Após completar o Ensino Secundário, cerca de 1948, optou por escolher a carreira musical, pelo que ingressou no Curso de Professor de Acordeão da Academia Hohner, Escola do fabricante de instrumentos musicais sediada em Trössingen, mos arredores de Bremen. Durante este período colaborou na secção de partituras da Academia, i integrou vários grupos musicais que animavam bailes e festas particulares, tendo começado a tocar contrabaixo, instrumento pelo qual desenvolveu um interesse especial.

Datam também deste período os seus primeiros arranjos para um grupo que constituiu: o Thilo Krasmann Combo.

Em 1957, através do fabricante Hohner, surgiu a oportunidade de trabalhar no estrangeiro enquanto Professor dos instrumentos do fabricante, vindo a fixar-se em Lisboa, onde já residia Siegfried Sugg, um antigo colega da Academia, com quem colaborou como Professor de Acordeão na Escola Hohner até ao início da década de 60.

Posteriormente, desenvolveu uma estrutura de ensino na Loja de instrumentos musicais Gouveia Machado, destacando-se entre os seus alunos Raul Mendes.

Paralelamente, começou a tocar no Conjunto Hélder Martins (contrabaixo e acordeão), que actuava nas boites Canoa e Capa. A intensa actividade neste Conjunto levou-o a deixar o ensino, dedicando-se exclusivamente à prática de instrumentista, e iniciando a sua actividade como arranjador, o que foi determinante para a criação do seu próprio Conjunto, Thilo’s Combo (1962-1969). Com o grupo inaugurou a Boite Porão da Nau, onde actuou regularmente num período em que a  música gravada não era ainda utilizada nestes espaços.

Acompanhou também vários intérpertes (Mara Abrantes, Paula Ribas, António Calvário, Simone de Oliveira, Tony de Matos, Duo Ouro Negro, entre outros.

Em 1969, com a dissolução do Thilo’s Combo, integrou a equipa do telegrama televisivo Zip-Zip dirigindo uma pequena Orquestra, o que marcou o início do desenvolvimento de uma carreira como Director Musical, quer em programas de Televisão, quer na produção discográfica para as editoras Philips, Zip-Zip e Movirplay, constituindo grupos acompanhadores e eleborando arranjos e orquestrações para vários intérpretes (Paulo de Carvalho, Carlos Mendes, Adriano Correia de Oliveira, José Barata Moura, Francisco Fanhais, Tonicha, Carlos do Carmo, entre outros).

Da mesma forma que começou a ser solicitado para conceber e interpretar os momentos musicais de programas de Televisão, veio a desempenhar, devido à eficácia da sua produção musical, a função de consultor e produtor de vários programas televisivos como: Nicolau no País das Maravilhas (1975), onde se destacou a música da rábula Sr. Feliz e Sr. Contente (com textos de César de Oliveira), e A Feira (1977).

Em conjunto com Nicolau Breyner fundou a empresa independente Edipim, na Abrunheira (Sintra), estrutura que realizou o primeiro talk-show da Televisão Portuguesa, Directíssimo (1978), seguido por outros programas como Tal & Qual (1979) e Eu Show Nico (1980). Este programa humorístico da autoria de César de Oliveira, Rogério Bracinha, Thilo Krasmann e Nicolau Breyner integrou a mininovela Moita Carrasco, uma sátira à hegemonia das telenovelas brasileiras, que constituiu o embrião da primeira telenovela portuguesa, Vila Faia (1982), concebida pela Edipim.

Enquanto orquestrador venceu sesis edições do Festival RTP da Canção (1976, 1978, 1979, 1994, 1995 e 1997), o que o tornou um dos orquestradores com maior sucesso no evento, para o qual arranjou e orquestrou de zenas de canções.

De 1995 a 2003 fez parte dos corpos gerentes da Sociedade Portuguesa de Autores, primeiro como membro suplente da Direcção para a área da música, e depois como membro do Conselho Fiscal.

Thilo Krasmann encontrava-se afastado da sua actividade há muito tempo devido a problemas de saúde e a viver em Portimão, ondre se encontrava a recupar de uma operação cirúrgica.

Recebeu o Prémio da Casa da Imprensa em 1970 pelo seu contributo para a valorização da música portuguesa.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Sintra (Freguesia de São Pedro de Penaferrim *).

Fonte: “Infopédia – Dicionários Porto Editora”

Fonte: “Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX” (Direcção de Salwa Castelo-Branco, 2º Volume, C-L, Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1ª Edição, Janeiro de 2010, Pág. 674, 675 e 676)

Nota: O nome de Thilo Krasmann, faz parte da Toponímia da Abrunheira, Freguesia de São Pedro de Penaferrim (Sintra), por proposta minha, para o arruamento onde estava a Edipim, que ainda não tinha nome. (18).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: