Martkin Luther King, um pacifista na Toponímia do Estoril.

 

Um Pacifista deve ser lembrado (e seguido), todos os dias, mas como isso não é possível, fica aqui a sua recordação no Dia Mundial da Paz.

Cascais 1348Martin Luther King Júnior, nasceu em Atlanta (Estados Unidos da América), a 15-01-1929, e faleceu em Memphis (Estados Unidos da América), a 04-04-1968. Descendente de Pastores da Igreja Baptista, formado, tal como o pai e o avô, pelo Morehouse College, foi ministro da sua religião antes de se tornar o líder cívico da América negra dos anos 50.

Doutorado pel Universidade de Boston, em 1955, organizou nesse mesmo ano, em Montgomery, o célebre «boicote ao autocarro» (luta contra a segregação racial nos transportes públicos), que se prolongou por mais de uma ano. Como resultado, em Dezembro de 1956 o Supremo Tribunal declarou inconstitucional a lei da segregação nos meios de transporte.

Em 1957, foi eleito Presidente da Southern Christian Leadership Conference, organização que aliava os ideais do Cristianismo aos métodos políticos de Gandhi. Dentro dessa linha, a sua mais importante iniciativa foi a marcha sobre Washington pelos Direitos Humanos, em 1963, na qual participaram mais de 250 mil pessoas. Foi nesse dia que Luther King proferiu o célebre discurso onde estava incluída a frase “I have a dream” (Eu tenho um sonho). No ano seguinte, em 1964, dois acontecimentos marcaram a vida de Luther King; foi aprovada a lei que acabou com a segregação racial em toda a União e o líder cívio negro foi laureado com o rémio Nobel da Paz,pela sua “luta pela integração racial nso Estados Unidos da América, sem recurso à violência”.

Aos 35 anos de idade tornou-se no homem mais novo que alguma vez recebera um Nobel da Paz e, mal soube da nomeação, anunciou que o dinheiro do Prémio iria reverter a favor do Movimento pelos Direitos Civis. Quatro anos mais tarde foi assassinado em Memphis, num crime atribuído a James Earl Ray, que foi condenado a uma pena de 99 anos de cadeia.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Cascais (Freguesia do Estoril*); Lisboa (Freguesia de Santa Clara, Edital de 03-07-2008, ex-Rua 1 da Malha 23 do Plano de Urbanização do Alto do Lumiar)

Fonte: “Grande Enciclopédia do Conhecimento”, (Volume 9, Pág. 1508)

Nota: A “Placa Toponímica” é da Rua do Estoril, aprovada a partir de uma proposta minha. (19)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: