Teresa Saldanha, uma Aristocrata, fundadora das Dominicanas Portuguesas, na Toponímia de Lisboa.

 

EFEMÉRIDE

Teresa Saldanha, fundadora das Dominicanas Portuguesas, faz hoje 100 anos que faleceu.

Teresa SaldanhaTERESA Rosa Fernanda de SALDANHA Oliveira e Sousa Rio Maior, Superiora-Geral das Dominicanas. Natural de Lisboa, nasceu no Palácio da Anunciada, às Portas de Santo Antão, nasceu a 04-09-1837 e faleceu a 08-01-1916. Era filha de João de Saldanha Juzarte Figueira e Sousa, 3º Conde de Rio Maior, sobrinho do Duque de Saldanha, e de D. Isabel de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos, filha do 1º Conde de Vila Real, sobrinha, pelo lado materno, do Duque de Palmela. Estudou Pintura com Tomás da Anunciação; Música, com Mazoni; cantava, recitava, escrevia, conhecia bem o inglês e o alemão.

Em 1859, fundou com a Duquesa de Palmela, Cecília O’Neill, Marquesa de Sousa. Teresa de Saldanha e Castro, a Associação Protectora de Meninas Pobres (que chegou a ter 6 Colégios).

Fundou, em 1878, as Dominicanas Portuguesas (Santa Catarina de Sena) dedicadas exclusivamente ao Ensino e Assistência, com Colégios em Sintra, Lisboa, Leiria, Coimbra, Angola, Moçambique, Brasil e Estados Unidos da América.

Fundou o Colégio de São José (berço da sua Congregação); o Asilo da Ajuda; Casa de Trabalho de Santa Marta (mais tarde Casa das Cegonhas de Cardais), etc.

Com vocação manifestamente religiosa, em 18-04-1887, vestiu o hábito branco de São Domingos, tendo professado em 02 de Outubro daquele ano. Em 15-01-1888 foi confirmada Superiora-Geral; em 02 de Outubro do mesmo ano, com votos perpétuos (sendo a primeira que o fez), reeleita três vezes (25-01-1894; em 1900 e 1906).

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lisboa (Freguesia de Santa Clara).

Fonte: “Dicionário de Mulheres Célebres”, (de Américo Lopes de Oliveira, Editado por Lello & Irmão Editores, Edição de 1981, Pág. 1158 e 1159)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: