Luís Fortunato da Fonseca,um ilustre alentejano, ignorado e esquecido da história.

Tenho interesse pela Toponímia desde há muitos anos.

Durante a minha vida profissional, que foi longa (cerca de 40 anos), fui-me interessando por tudo o que se relacionasse com a Toponímia. Contrariamente ao que muita gente possa pensar, a Toponímia é muito mais que um nome numa “via pública”.

À medida que fui aprofundando os conhecimentos, foi aumentando o meu interesse pela Toponímia e, a partir de certa altura, comecei a fazer proposta para atribuição de nomes a integrar na Toponímia.

Nem sei ao certo quantas propostas fiz ao longo destes anos, algumas aceites, a grande maioria não, apesar disso,  nunca perdi o interesse pela Toponímia.

Gostava de publicar a foto da “Placa Toponímica”, junto à biografia da personalidade, mas, como não posso (por várias razões) percorrer o País, deixo aqui um apelo a todos, para que se estiverem, ou passarem, por estes sítios, o favor de fotografar a “Placa Toponímica” dos nomes que irei publicando e, se possível, a façam chegar até mim.

A designação de Luís Fortunato da Fonseca, (24), resultou de uma proposta feita à Câmara Municipal do Alandroal, em 28 de Julho de 2011.

Muito obrigado.

 

LUÍS FORTUNATO DA FONSECA, Médico e POlítico, natural do Alandroal, nasceu a 20-11-1859 e faleceu a 17-12-1934. Formou-se na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa em 1887, vindo a exercer clínica em várias localidades de província, em particular na Moita, e sendo Médico dos Caminhos-de-Ferro do Estado (linha do Sul e Sueste). Foi nomeado administrador do concelho da Moita e eleito Deputado à Assembleia Nacional Constituinte pelo círculo de Aldeia Galega (actaul Montijo) (1911), passando depois a fazer parte do Senado em representação de Estremoz. Em 1915 voltou ao Senado como representante do círculo de Évora, eleito nas listas do Partido Democrático. Foi um dos representantes da Câmara Alta na Junta de Crédito Público. Colaborou em diversos jornais e revistas, utilizando por vezes o pseudónimo de Fausto de Azevedo.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Alandroal. (* Freguesia de Nossa Senhora da Conceição).

Fonte: “Parlamentares e Ministros da 1ª República (1910-1926)”; (Coordenação de A. H. Oliveira Marques, Edições Afrontamento, Colecção Parlamento, Pág. 218).

Fonte. “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira” (Volume 11, Pág. 566)

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: