Luís Dourdil, um Pintor na Toponímia de Cascais

LUÍS DOURDIL Pintor e Desenhador, na Toponímia de Cascais por proposta minha (29)

 

Cascais 0012LUÍS César Pena DOURDIL, Pintor e Desenhador, nasceu em Coimbra, a 08-11-1914, e faleceu em Lisboa, a 29-09-1989. Autodidacta, é autor de uma obra de fundo lírico que tem como tema constante a figura humana.

Recompondo líricamnete um universo de formas conhecidas, leva a relação figurativa abstracta ao seu máximo limite, aproximando a nossa visão da essência e da estrutura dos corpos, numa poética do essencial e do silêncio. Como muralista, notabilizou-se principalmente com o painel do “Café Império”, em Lisboa.

Ao longo da sua obra também manteve o binómio desenho/pintura e, tanto mais quanto começou por desenhar gente anónima da vivência quotidiana de Lisboa, cidade onde viveu e teve Ateliê, como por exemplo a tela Ruas de Alfama mostra. O seu quadro Peixeira Sentada (1960) é uma das suas obras mais conhecidas. Para além da placa toponímica, Lisboa também acolheu a arte de Dourdil muralista no painel de 25 m² do hall do Laboratório Sanitas em 1945 ( que hoje está no Museu da Farmácia/Assocociação Nacacional de Farmácias), na pintura mural de 16 m² do Foyer de Honra do Cinema Império (1945), no mural 50 m² do Restaurante panorâmico do Monsanto (1967), bem como na exposição Lisboa na Obra dos Artistas Contemporâneos (1971).

Obteve em 1965 o Prémio de Desenho da Casa da Imprensa e em 1984 o primeiro Prémio de Pintura do Ministério da Cultura. Está representado no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, na Sociedade Nacional de Belas Artes, no Museu do Chiado /Museu Nacional de Arte Contemporânea, no Museu da Electricidade, no Museu Abel Manta (Gouveia), no Museu de Amarante, no Museu Machado de Castro (Coimbra), no Museu Tavares Proença Júnior (Castelo Branco), e no museu de Serralves (Porto).

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Charneca de Caparica); Cascais; Lisboa (Freguesia de Marvila. Edital de 26-12-2001); Seixal (Freguesia de Fernão Ferro); Sesimbra.

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 193).

Fonte: “Câmara Municipal de Lisboa – Toponímia de Lisboa”

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: