O Pintor Mário Eloy na Toponímia de Cascais

 

Mário Eloy o Pintor na Toponímia de Cascais, por proposta minha (30)

Cascais 0011

MÁRIO ELOY de Jesus Pereira, Pintor, nasceu em Algés (Oeiras), a 15-03-1900, e faleceu no Telhal (Sintra), a 05-09-1951. Filho de Mathilde Pinto Eloy de Jesus Pereira e de António Augusto Pereira. Do pai, Ourives de profissão, herdou o gosto pela arte cénica, rapidamente substituído por outras formas de expressão artística.

Frequentou o o Liceu Passos Manuel e em 1913 inscreveu-se na Escola de Belas-Artes de Lisboa. Cedo se desapontou com o ensino ali ministrado e em 1915 abandonou a instituição. Autodidacta de formação, é figura marcante da segunda geração modernista.

Fez estudos em Lisboa, Madrid, Paris e Berlim. Obcecado pelo que ele julgava uma surda hostilidade do meio, exprimia-se em formas duras, sumárias, quase agressivas. Teve grande ligação com o expressionismo germânico, completada com permanência e exposição em Berlim, onde se casou e permaneceu de 1927 a 1932. Dele se conserva alguma pintura, de que são de salientar notáveis auto-retratos e um importante conjunto de desenhos, documento impressionante de uma biografia agitada por sucessivas crises interiores, que vieram a culminar no seu internamento no Telhal em 1945, onde acabou por falecer.

Obteve o Prémio Sousa Cardoso em 1935. Encontra-se representado no Museu de Arte Contemporânea e no Museu da Fundação Gulbenkian.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Charneca de Caparica); Cascais (*); Lisboa (Freguesia do Lumiar); Loures (Freguesia de Santo António dos Cavaleiros); Oeiras (Freguesia de Algés); Seixal (Freguesias de Fernão Ferro e Seixal); Sesimbra (**); Sintra (Fregueisa de Rio de Mouro).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 198 e 199).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: