Alice Cruz, Jornalista e Locutora da RTP, se fosse viva, faria hoje 76 anos de idade

 

Aqui fica uma pequena homenagem à popular Locutora da RTP

 

PENTAX Image

PENTAX Image

Maria ALICE Amorim CRUZ, nasceu na Póvoa de Varzim, a 30-01-1940, e faleceu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vítima de um atropelamento, próximo de Sobral de Monte Agraço, a 10-06-1994. Partiu muito cedo para Angola com os pais. Tinha apenas 9 anos de idade quando participou num programa infantil na Rádio Clube de Angola a dizer um poema de Fernando Pessoa. A seguir vieram a Rádio Ecclesia e logo depois a Emissora Oficial de Angola.

O destino de Alice Cruz estava marcado quando em 1963, recebeu o convite da RTP, para fazer Televisão. Estreou-se em 1970, com Ana Zanatti e Linda Bruingel em “A Hora de Almoço”, um programa de informação com rubricas recreativas e de divulgação.

Dois anos depois apresentava “Domingo à Noite”, gravado no Teatro Maria Matos, com números musicais, bailado e números de humor. Ao seu lado estiveram nomes já formados como Henrique Mendes, Eládio Clímaco e Maria Margarida. Ainda em 1972, apresentou, com Carlos Cruz, o Festival RTP da Canção.

Em 1973 foi a vez de um programna de entrevistas chamado “No tempo em que você nasceu”, ao lado de Artur Agostinho. Outros programas a que o nome de Alice Cruz ficou ligado, foram, por exemplo, “Sete Folhas”, apresentação da programação semanal ao fim da tarde dos Sábados; “Directíssimo”, “Pontos cde Vista”; “Jogos Sem Fronteiras”, e, vários concursos.

Para além da televisão, Alice Cruz também colaborou com os Parodiantes de Lisboa, com a Antena 1 onde apresentou Felizmente há Domingos, com o jornal Tal & Qual onde assinava a rubrica «Querida Alice» e, de 1988 a Maio de 1991 acumulou as funções de Locutora com as de Directora da revista feminina Guia.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Cascais (Freguesia de São Domingos de Rana); Lisboa (Freguesia de São Domingos de Benfica, Edital de 17-02-1995); Odivelas; Póvoa de Varzim.

Fonte: “Revista Tempo Livre”, (Fundação Inatel, Junho de 2012, Pág. 47)

Fonte: “Câmara Municipal de Lisboa – Toponímia de Lisboa”

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: