Francisco Marcelo Curto, Advogado e Político, passam hoje 15 anos da sua morte

 

Lembramos hoje Francisco Marcelo Curto, grande Advogado e Político, que combateu a ditadura mesmo enquanto estudante.

 

 

Algés 048FRANCISCO Manuel MARCELO Monteiro CURTO, Advogado e Político, nasceu na Freguesia de Aldeia de Santa Margarida (Idanha-a-Nova), a 17-10-1937, e faleceu em Lisboa, a 03-02-2001. Era filho de Manuel Monteiro Curto e de Isabel dos Santos Borges Marcelo.

Participou, desde 1956, nas lutas estudantis e, quando aluno da Faculdade de Direito de Lisboa, pela qual se formou, fez parte da lista de Jorge Sampaio nas eleições para a Associação de Estudantes, em 1960.

Ficou conhecido pelo combate á ditadura salazarista e pela luta em defesa da democracia e da liberdade, tendo sido Ministro do Trabalho num Governo PS. Ligado ao meio sindical, ajudou a fundar a GTTP-Intersindical, mas manifestou-se abertamente contra o consulado do General Vasco Gonçalves enquanto primeiro-ministro. Tendo participado activamente na luta anti-fascista, fez parte da campanha eleitoral para a eleição de Deputados em 1969, integrado na CDE (Comissão Democrática Eleitoral), e colaborou empenhadamente na preparação e nos trabalhos do III Congresso da Oposição Democrática, em 1973. Em 1972, foi um dos subscritores de um manifesto intitulado «A Situação Política Portuguesa e o Fracasso do Reformismo», apreendido pela DGS, sendo por isso interrogado.

Em Junho e Julho de 1973, redigiu, juntamente com António Reis e Mário Sottomayor Cardia do Partido Socialista, onde se filiou e de cujo Secretariado Nacional fez parte, antes e depois do Congresso de Dezembro de 1974.

No plano internacional, colaborou com vários partidos e organziações operárias, como a CGT francesa, o Partido Socialista Francês e os partidos comunista e socialista italianos.

Foi Deputado entre 1975 e 1987 e, pelo meio, entre 1975 e 1977, Ministro do Trabalho no Primeiro Governo Constitucional, tendo participado na aprovação de diplomas como a Lei da Greve, a revogação da norma sobre a unicidade sindical, o despedimento por justa causa, a regulamentação das Comissões de Trabalhadores e as quotizações sindicais.

Advogado quase exclusivamente dedicado a questões do trabalho, foi Consultor Jurídico de diversos Sindicatos, como os dos Electricistas (1966-1975), o dos Caixeiros (1970-1974) ou o dos Trabalhadores Portuários. Ajudou a fundar a CGTP- Intersindical, em cujas actividades participou, desde 1970, como Consultor e representante dos Sindicatos

Professor de Direito do Trabalho e Assistente Universitário, Marcelo Curto foi também eleito Vereador na Câmara Municipal de Oeiras, entre 1989 e 1993 e Presidente da Assembleia Municipal da Azambuja entre 1979 e 1982.

De entre as suas obras, destacam-se: Uma Questão Sindical, (Lisboa, 1970, em colaboração com Vítor Wengorovius), Guita Prático do trabalhador Português, (Lisboa, 1974); Democracia na Empresa, (lisboa, 1981); e Não Viste Nada em Angola, (Lisboa, 1983).

O seu nome faz parte da Toponímia de: Oeiras (Freguesia de Algés); Seixal (Freguesia de Asrrentela); Sintra (Freguesia de São Marcos).

Fonte: “Candidatos da Oposição à Assembleia Nacional do Estado Novo” (1945-1973), de Mário Matos e Lemos, Coordenação de Luís Reis Torgal, Colecção Parlamento, Assembleia da República, Outubro de 2009, (Pág. 155 e 156).

Fonte: “Dicionário do 25 de Abril”; (Verde Fauna, Rubra Flor, de John Andrade, Editora Nova Arrancada, Sociedade Editora, S.A.. 1ª Edição, Setembro de 2002, Pág. 221 e 222).

Nota: A Placa Toponímica pertence à Rua Francisco Marcelo Curto, na Freguesia de Algés (Oeiras).

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: