Portugal e a Dívida Soberana

A “Troika” (Alemanha, União Europeia e FMI”, e o cumprimento das Regras.

 

A Alemanha (leia-se a Srª Merkel) tão fundamentalista com o cumprimento dos compromissos que Portugal assumiu, já se esqueceu da sua própria dívida para com o Mundo.

A Alemanha provocou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), causou a destruição de toda a Europa.

 

George MarshallNo final da Guerra e por causa da destruição, foi criado o Plano Marshall (designação esta porque o Plano teve origem no discurso pronunciado por George Marshall, Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, me 05 de Junho de 1947 na Universidade de Harvard.

O discurso divulgava a intenção norte-americana de apoiar todos os países europeus depauperados pela Segunda Guerra Mundial na sua obra de recuperação económica.

Aceite a proposta contida no discurso, somente pelos paíeses da Europa Ocidental que reconheceram nela a via preferível para o seu «renascimento» económico, deu-se corpo à realização de um vasto e complexo programa (European Recovery Program, ERP) que, com uma duração prevista de quatro anos, viria a estimular os paíeses participantes a romper o impasse económico emque se encontravam, e aauxiliar o cumprimento do processo de reconstrução e de recuperação das suas economias.

Portugal, com a máxima de Salazar, orgulhosamente sós, não quis aderir ao Plano Marshall.

A Alemanha, causadora da destruição, teve 60 anos para pagar a sua dívida; já a liquidou neste Século. Apesar de ter sido a causadora directa da destruição.

Portugal que não teve culpa directa na crise, está a ser pressionado para pagar a dívida em pouco tempo; como português, quero pagar a dívida, sim, mas, não nos prazos que nos querem impor.

Fonte: “Dicionário de História do Estado Novo”, (Direcção de Fernando Rosas e J. M. Brandão de Brito, Volume II (M-Z), Círculo de Leitores, Dezembro de 1996, Pág. 734 e 735)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: