Afonso Praça, grande Jornalista e Escritor

 

Afonso Praça, Jornalista e Escritor, na Toponímia de Setúbal (Vendas de Azeitão), por proposta minha (34).

 

Setúbal 005AFONSO Emílio PRAÇA, Jornalista e Escritor, nasceu na Freguesia de Felgar (Moncorvo), a 13-01-1939, e faleceu em Lisboa, a 03-05-2001. Estudou nos Seminários de Bragança (Vinhais e Bragança), de 1951 a 1958, onde concluiu o 2º ano do Curso de Filosofia: Colégio de São João de Brito (Bragança); Faculdade de Letras de Lisboa, onde concluiu o curso de Filologia Românica, em 1968. Cumpriu o serviço militar obrigatório de Agosto de 1962 a Dezembro de 1965, fez o Curso de Oficiais Milicianos na Escola Prática de Infantaria (Mafra), após o que foi colocado como Aspirante Milicinao no Regimento de Infantaria 16 (Évora), promovido a Alferes, foi mobilizado para Angola, e serviu na zona norte (1963-1965).

Começou a actividade jornalística na revista Flama em Setembro de 1961. Profissionalizou-se no Diário de Lisboa, em 1968. Trabalhou neste jornal até 1972. Em Março deste ano, entrou no quadro do jornal República como redactor, regressando em Dezembro de 1974 ao Diário de Lisboa, onde se manteve até Agosto de 1975. De 1973 a 1975, pertenceu ao quadro redactorial da revista Vida Mundial. De 1966 a 1970, colaborou na delegação de Lisboa do Diário de Moçambique. Foi um dos fundadores do semanário O Jornal, em 1975, e director de O Jornal da Educação, Sete e Bisnau (semanário humorístico e satírico), também pertencente ao Grupo Projornal. Colaborou em inúmeros jornais e revistas, nomeadamente, Mensageiro de Bragança, A Voz do Nordeste, A Voz Portucalense, Jornal do Fundão, Aurora do Lima, Ribatejo, Brados do Alentejo, Seara Nova, Record, Rádio & Televisão, Volta ao Mundo, Bragantia, Jornal de Letras, etc. Foi director-adjunto do semanário Notícias de Trás-os-Montes. Era, à data da sua morte, redactor da revista Visão. Autor do programa televisivo Portugal Faca e Garfo, colaborou noutros programas, como: Memória dum Povo, Um, Dois, Três (com Carlos Cruz), Faz de Conta (com Raul Solnado) e Quem Conta um Conto (com Mário Zambujal). Escreveu textos para documentários de televisão, nomeadamente, Abade de Baçal – um homem uma região, co-autor (com Fernando Assis Pacheco), da adaptação (a partir do romance de Manuel Mendes, Pedro, romance vagabundo) e diálogos do filme Pedro Só, de Alfredo Tropa. Actor no filme Bárbara, de Alfredo Tropa. Presidente do Sindicato dos Jornalistas (1974-1975), pertenceu por mais de uma vez aos corpos directivos da Casa da Imprensa.

Foi Professor da Escola Superior de Comunicação Social (1976-1977), da Escola Secundária dos Olivais (1980-1981) e do Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras de Lisboa. Participou como monitor em cursos de formação na Comunicação, nomeadamente nos que foram promovidos pela Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Superior de Educação de Bragança, pela Conferência Episcopal Portuguesa e pelas dioceses de Aveiro, Viana do Castelo, Algarve e Évora.

É autor, entre outras coisas, de: »O Regionalismo em Trindade Coelho«, (1961), »25 de Abril (1974), (co-autor), Um momento de Ternura e Nada Mais«, Editoral Notícias, 1995, e »O Coronel que Morreu de Sentido«, (ficção, Editoral Notícias, 1996).

O seu nome faz parte da Toponímia de: Cascais (Freguesia do Estoril); Lisboa (Freguesia de São Francisco Xavier, Edital de 10-02-2004, ex-Impasse C); Oeiras (Freguesia de Algés); Setúbal (*Azeitão); Torre de Moncorvo.

Fonte: “Câmara Municipal de Lisboa”, (Boletim Municipal, nº 521, de 12 de Fevereiro de 2004, Pág. 54 e 55)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: