Maria de Lurdes Ribeiro “Maluda” a Pintora das “Janelas”

 

Maluda, grande Pintora, faleceu faz hoje 17 anos, conhecida pela Pintora das janelas de Lisboa, mas Maluda pintou muito mais do que as janelas de alfama, também o Alentejo e o Algarve foram merecedores da sua arte.

 

mALUDAMALUDA (Maria de Lurdes Ribeiro), de seu nome completo, Pintora, nasceu a 15-11-1933, em Goa (Índia) e faleceu a 10-02-1999, em Lisboa. Em Lourenço Marques, onde residia desde criança estreou-se como retratista autodidacta em 1961. Estudou depois em Lisboa, em Paris, em Londres e na Suíça.

Em 1967, já instalada em Lisboa, revelou-se com paisagens urbanas, imagens ilustradas do real, original síntese entre o pós-cubismo e o construtivismo internacionais.

Desde finais da década de 70, o ciclo de janelas. Maluda era uma Pintora de Lisboa e poucos como ela a pintaram, ao mesmo tempo de uma maneira simples mas captando com sensibilidade a luz e todo o lado geométrico e contrastante da cidade.

Maluda pintou os Quiosques de Lisboa, os Faróis da Costa Portuguesa, as Fortalezas da Madeira e as janelas de Lisboa, as suas obras mais conhecidas. Mas os verdadeiros ex-libris da Pintora Maluda são os Quiosques  de Lisboa. Foi com eles que Maluda ganhou fama, através de uma colecção de selos editada pelos Correios, que deu à Pintora portuguesa um prémio mundial, o famoso Quiosque Tivoli da Avenida da Liberdade, que ganhou o prémio de Melhor Selo, em Washington, em 1987.

Maluda pintou ainda outras cidades, sobretudo do Algarve e do Alentejo. A janela manuelina da casa de Garcia de Resende, em Évora, é outro dos seus ex-libris. A sua actividade inclui também retratos, serigrafias, tapeçarias, cartazes, painéis murais, ilustrações, e selos para os correios.

Dois selos da sua autoria ganharam em Washington (1987) e em Perigueux (1989) o prémio mundial para o melhor selo.

Recebeu o prémio Doutor Gustavo Cordeiro Ramos da Academia Nacional das Belas Artes. Maluda foi condecorada com a Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República, Jorge Sampaio.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia de Caparica); Amadora; Cascais (Freguesia de São Domingos de Rana); Lisboa (Freguesia de Santa Clara); Seixal (Freguesia de Aldeia de Paio Pires); Sesimbra; Sintra (Freguesias de Queluz e de Santa Maria e São Miguel).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 331)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: