“Pátio e Vilas com História”

Vila Flamiano, mais uma Vila Operária, construída para habitação dos trabalhadores, no tempo em que os “Patrões” tinham sensibilidade social.

 

Vila FlamianoVila Flamiano, fica no Largo Marquês de Nisa e Rua Gualdim Pais. Trata-se de uma Vila Operária, construída em 1887,para o pessoal da Companhia de Fabrico de Açgodão de Xabregas, nos terrenos da própria Fábrica.

Fundada em 1858, foi uma das mais antigas unidades maquinofactureiras de Lisboa da segunda metade do Século XIX. Era conhecida por Fábrica Samaritana, por estar perto de um fontanário com ese nome, em Xabregas.

Também era conhecida por Fábrica do Black, um Engenheiro que a nobilitou.

Inicialmente era apenas uma unidade mecanizada de fiação de algodão. Um incvêndio em 1877, criou as condiçõe sde renovação apetrechando-se com a tecelagem mecânica.

Por esssa altura pertence à Companhia que fez um Bairro para os seus trabalhadores. Foi integrada na Sociedade Têxtil do Sul Ldª, em data posterior a 1932; mais tarde passou para a posse dos Grandes Armazéns do Chiado.

Na entrada sob o prédio ostentando uma grade no tímpano do portal com data de 1866.

Fonte: “Prédios e Villas de Lisboa”, (de Nuno Teotório Pereira e Irene Buarque, Livros Horizonte, Edição de 1995, Pág. 338 e 339)

Fonte: “Dicionário da História de Lisboa”, (Direcção de Francisco Santana e de Eduardo Sucena, Edição de 1994, Pág. 378)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: