Carlos Paredes, se fosse vivo, faria hoje 91 anos de idade.

 

 

Carlos Paredes, se fosse vivo, faria hoje 91 anos de idade, aqui fica a lembrança de um dos maiores Guitarristas portugueses de sempre.

 

 

MovimentosCARLOS PAREDES, Guitarrista, nasceu em Coimbra, a 16-02-1925,  e faleceu em Lisboa, a 23-07-2004. Seguindo a tradição da família, tornou-se executante de guitarra portuguesa, tendo começado a tocar aos quatro anos de idade, sob a orientação de seu pai, Artur Paredes, que o tornou seu acompanhante nos salões de Co «Coimbra e de Lisboa. Mudou-se para Lisboa aos oito anos, tendo feito os seus estudos nesta cidade. Frequentou o curso de Engenharia no Instituto Superior Técnico, do qual desistiu a favor da música. Paralelamente, ocupou um lugar de arquivador de radiografias no Hospital de São José, em Lisboa.

Em 1959, foi preso pela PIDE, esteve no Aljube e em Caxias pelas suas ligações ao Partido Comunista Português (PCP). Permaneceu preso durante um ano e meio e logo em seguida foi alvo de um processo disciplinar que o expulsou da função pública em Março de 1960.

Muto embora viesse mais tarde a trabalhar como Delegado de Propaganda Médica, este facto tê-o-á obrigado a intensificar a sua actividade profissional como Guitarrista. Ainda em 1960 escreveu a música de fundo para a curta-metragem de Cândido Costa Pinto, Rendas de Metais Preciosos.

Foi nessa ocasião que iniciou a sua colaboração com  o Villa Fernando Alvim, com quem gravou em 1962 o seu primeiro EP a solo e no mesmo ano compôs a banda sonora do filme Verdes Anos, de Paulo Rocha (que inauguraria em 1963 o chamado «Cinema Novo Português».

Nos anos 60, começou a tornar-se conhecido, sobretudo a partir da estreia do filme de Paulo Rocha, »Verdes Anos« (1962), para o qual escreveu a banda sonora. O cinema veio a tornar-se o primeiro veículo de reconhecimento geral do músico, tendo este trabalhado em produções cinematográficas como »As Pinturas do Meu Irmão Júlio« (1965), de Manoel de Oliveira, e »Mudar de Vida« (1966), de Paulo Rocha. Esteve igualmente ligado á renovação do teatro português, compondo para representações de peças como »O Render dos Heróis«, «A Casa de Bernarda Alba, e »O Avançado Morreu ao Amanhecer«. Entre 1967 e 1971, gravou dois dos seus discos mais importantes, »Guitarra Portuguesa e Movimento Perpétuo«. Entre estes discos editou »Porto Santo, Divertimento e Variações em Ré Menor«. Seguiu-se uma pausa prolongada na actividade discográfica, regressando, em 1983, com »Concerto em Frankfurt«, seguindo de »Invenções Livres« (1986), com António Vitorino de Almeida, »Espelho de Sons« (1987) e »Dialog« (1990), com Charlie Haden, combinando o contrabaixo com a guitarra portuguesa. Deu concertos por todo o mundo e conquistou diversos prémios. Algumas das suas obras foram coreografadas. Personalidade generosa, conhece-se-lhe o hábito de tocar gratuitamente ou por cachets pouco elevados. Deve-se-lhe a introdução de uma nova sonoridade na guitarra portuguesa e o aperfeiçoamento estrutural deste instrumento e ainda a criação da guitarra-baixo. Abandonou a carreira devido a problemas de saúde.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Sobreda); Lisboa (Freguesia do Lumiar, Edital de 06-10-2005); Loures (Freguesias de São João da Talha e Unhos); Oeiras (Freguesia de Paço de Arcos); Palmela (Freguesia de Pinhal Novo); Seixal (Freguesia de Arrentela); Sintra (Freguesias de Agualva, Algueirão-Mem Martins; Massmá, Queluz); Sobral de Monte Agraço); Vila Franca de Xira (Freguesia da Póvoa de Santa Iria).

Fonte: “Quem É Quem Portugueses Célebres, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 403).

Fonte: “Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX” (Direcção de Salwa Castelo-Branco, 3º Volume, L-P, Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1ª Edição, Janeiro de 2010, Pág. 968, 969, 970 e 971)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: