Lisboa e os seus Bairros Operários

BAIRRO ESTRELA DE OURO, é mais um dos Bairros Sociais de Lisboa, que merecem ser conhecidos. Integrado neste neste Bairro, foi construído um cinema, o Cinema Royal, que foi o primeiro cinema em Portugal a passar um filme sonoro.

Infelizmente o espaço que foi cinema é agora um supermercado.

 

Bairro estrela de ouroBairro Estrela de Ouro, com entrada pela Rua da Graça, nº 22 e Rua Senhora da Glória, nº 14. É um conjunto de 2 unidades de dois pisos com galeria, que inclui o palacete do proprietário r integrando as Ruas Virgínia, Rosalina, Josefa Maria e Serra Vidal.

Foi mando construir por Agapito Serra Fernandes, em 1908.

Agapito Serra Fernandes, nasceu no Redondo (Província de Pontevedra (Espanha). Veio para Portugal com um irmão, e edificaram uma empresa de confeitaria encarregue de fazer biscoitos para os militares. Depois passaram ater o restaurante Estrela D’Ouro, na Rua da Prata, único na sua classe nessa altura que já tinha cabinas individuais para clientes. Foi muito frequentado por políticos da época.

Agapito casou com a Josefa Maria, mulher varina portuguesa com muito carácter, que muito nova devido à morte dos pais, teve que se encarregar da família.

A Josefa Maria e o Agapito tiveram duas filhas, a Virgínia, que casou mas morreu de trabalho de parto; e a Rosalina, que casou com o português Alfredo Vidal, com quem construiu a zona do Bairro da pequena Rua Serra Vidal.

Agapito esteve na Exposição Universal de Paris de 1900, trazendo consigo uma carga de conhecimentos para aplicar e investir em Portugal. Foi sócio dos iniciais ascensores de Lisboa; parte do terreno desse projecto passou a ser o Bairro Estrela D’Ouro, que assim se passou a chamar, em homenagem à Pastelaria com o mesmo nome, que lhe proporcionara fortuna,

cinema royalAgapito Serra Fernnades, com um dos sócios mandou erigir o Cinema Royal, que foi o primeiro cinema em Portugal a passar um filme sonoro.

De facto, a 29 de Dezembro de 1929, foi inaugurado o Cinema Royal, exibindo na fachada o “selo” do seu proprietário – a famosa estrela que insistentemente se reproduz nos painéis azulejares e na calçada do Bairro Estrela de Ouro – é inaugurado no Natal como cinema de estreia, programa usualmente circunscrito às salas do centro da capital: oferecia ao público uma sala com espaço para orquestra e com capacidade para 900 lugares, contando com 1ª e 2ª plateias e um balcão a descrever um “U”, localizando-se os camarotes lateralmente;

A 05 de Abril de 1950, é exibido o filme Sombras Brancas nos Mares do Sul, de Van Dyke, apresentado pela Metro-Goldwin-Mayer, deste modo estreando o Cine Royal o seu equipamento sonoro com aparelhos da Western Electric, o primeiro da cidade a dispôr de semelhante inovação, devidamente distinguido e premiado com a presença do Presidente da República que à sessão inaugural assistiu.

Na década de 1980, no que foi o Cinema Royal foi instalado um Supermercado.

o qual, tempo depois, vendeu assim como muitas outras propriedades.

O projecto era do Arquitecto Norte Júnior e a decoração era do Pintor Benvindo Ceia.

Pouco tempo depois Agapito Serra Fernnades, vendeu o Cinema e todas outras propriedsdes. O único bem que manteve foi o Bairro Estrela D’Ouro, o quel foi erigido com a findalidade de facilitar meios de habitação para os seus trabalhadores com rendas acessíveis e controladas.

Fonte: “Lisboa em Movimento”, (por Elisa Aguilera”

Fonte: “Os Cinemas de Lusboa: Um fenómeno urbano do Século XX – (de Margarida Acciaiuoli, Bizâncio, 2ª Edição, Maio de 2013)

Fonte: “Dicionário da História de Lisboa”, 8Direcção de Francisco Santana e Eduardo Sucena, Edição de  1994)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: