Afonso Pala, um Herói Republicano, nasceu há 155 anos

Afonso Pala (por vezes aparece grafado como Palla), foi um Herói durante a Primeira Guerra Mundial e um destacado Republicano.

 

Consta na Toponímia de alguns Municípios, mas nem sempre convergente,  nem quanto ao posto Militar, nem quanto à grafia.

 

Por exemplo, em Lisboa, figura como Rua Capitão Afonso Pala; já em Oeiras e Setúbal, é Rua Major Afonso Pala, e no Montijo é Rua Major Afonso Palla.

 

Estrela 0165José AFONSO PALA, Militar e Político, nasceu na Freguesia de Malhada Sorda (Almeida), a 24-02-1861, e faleceu em Lisboa, a 18-09-1915. Filho de Francisco Afonso Pala e de Antónia Dias Pala. Era pai de uma Desportista do Sport Algés e Dafundo, Patinadora e Professora Margarida Palla.

Frequentou a Escola do Exército, seguindo a carreira Militar na Arma de Artilharia e atingindo o posto de Major.

Aderiu ao republicanismo em 1881, desenvolvendo a partir de então uma constante actividade de propaganda. Como Comandante de uma das baterias do Regimento de Artilharia 1 foi um dos organizadores da Revolução de 05 de Outubro de 1910 e um dos seus operacionais.

Algés 004Nos meses seguintes entrou em polémica com Machado Santos sobre os acontecimentos revolucionários e, depois de eleito Deputado para a Assembleia Nacional Constituinte pelo círculo de Lisboa Oriental (1911), votou contra a promoção que o Parlamento concedeu a Machado Santos.

Participou nas Campanhas de África durante a I Grande Guerra, ficando gravemente ferido.

Em 1915 voltou a ser eleito Deputado, agora pelo círculo de Lisboa Ocidental, nas listas do Partido Democrático, mas morreu poucos meses depois, em 20 de Setembro de 1915, em consequência dos ferimentos recebidos.

Pertenceu à Maçonaria, tendo sido iniciado em 1904 na Loja Liberdade, com o nome simbólico de Afonso de Albuquerque.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Cascais (Freguesia de São Domingos de Rana); Guarda; Lisboa (Freguesia dos Prazeres, atribuído o nome em 1923, à antiga Rua das Cavalariças do Infante); Montijo; Oeiras (Freguesia de Algés); Setúbal.

Fonte: “Parlamentares e Ministros da 1ª Republica, (1910-1926”, (Coordenação de A. H. Oliveira Marques, Edições Afrontamento, Colecção Parlamento, Pág. 335 e 336)

Fonte: “memorialvirtual.defesa.pt” (AHM – Arquivo Histórico Militar).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: