Hugo Ribeiro, Pedagogo e Matemático, faleceu faz hoje 28 anos.

 

Hugo Ribeiro, mais um  Professor que só pôde ensinar em Portugal, depois do 25 de Abril de 1974.

Matemático e Pedagogo, apenas é conhecido pelos seus pares, é mais um ilustre desconhecido do povo português.

Aqui deixo alguns elementos sobre Hugo Ribeiro.

 

hugo RibeiroHUGO Baptista RIBEIRO, Professor e Pedagogo, nasceu em Lisboa, a 16-06-1910, e faleceu em Bicesse (Cascais), a 26-02-1988. Matemático da chamada geração de quarenta, fez os seus Estudos Secundários no Instituto dos Pupilos do Exército. Foi um dos mais brilhantes Matemáticos portugueses, tanto como Investigador, como enquanto dotado divulgador e Pedagodo. Participou activamente, desde estudante, no Movimento Matemático; na fundação da Revista Portugaliae Mathematica e da Gazeta de Matemática, e nos trabalhos da Sociedade Portuguesa de Matemática e dos Centros de Estudos Matemáticos de Lisboa e do Porto.

Em 1939 fez a Licenciatura em Ciências Matemáticas na Faculdade de Ciências de Lisboa e em 1946 doutorou-se na Escola Politécnica Federal de Zurique. Pelos seus estudos sobre «Teoria dos Espaços Topológicos», publicados de 1940 a 1944 na Portugaliae Mathematica, obteve o Prémio Artur Malheiros da Academia das Ciências de Lisboa.

Foi impossibilitado pelo Estado Novo de seguir carreira académica em Portugal e, em 1947 encontrava-se a leccionar na Universidade da Califórnia; em 1950 passa à categoria de Professor na Universidade do Nebraska e da Pensilvânia e, pontualmente, pela Universidade Federal de Pernambuco.

Volta para Portugal após o 25 de Abril de 1974, para leccionar, juntamente com sua mulher, Maria Pilar Ribeiro, também uma Matemática brilhante, na Faculdade de Ciêcnias da universidade do Porto.

e, na Universidade do Porto, faz os primeiros cursos e seminários de Lógica no nosso país, em regime de voluntariado.

Hugo Ribeiro teve intensa actividade ao nível da divulgação e da melhor preparação dos estudantes de Matemática, mais tarde Professores, assim, funda, com Bento Graça, António Monteiro, José da Silva Paulo, e Zaluarte Nunes, a Gazeta da Matemática em 1940.

Pedagogicamente, Hugo Ribeiro teve duas grandes preocupações; a divulgação das mais recentes correntes matemáticas, criando na Gazeta da Matemática a secção “Movimento Matemático”; em segundo, é fornecido o conhecimento da estrutura moderna da Matemática; por último os alunos são levados a investigar nos mais recentes campos da Matemática.

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 450)

Fonte: “A Perseguição aos Professores”, (de Fernando Rosas e Cristina Sizifredo, Editado pela Tinta da China, 1ª Edição, Setembro de 2013, Pág. 106 e 107)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: