Travessa do Abarracamento de Peniche, uma Artéria ligada ao Terramoto de 1755

ABARRACAMENTO DE PENICHE, designação Toponímica, ligada ao Terramoto de 1755 e ao Professor Agostinho da Silva.

 

Abarracanento de PenicheLogo no dia seguinte ao terramoto, em 02 de Novembro de 1755, o Marquês de Pombael determinou que marchassem em socorro de Lisboa as seguintes forças Militares: O Regimento de Infantaria de Peniche; o Regimento de Infantaria de Olivença; o Regimento de Infantaria de Elvas; os Dragões de Évora.

A sua missão foi a que hoje se chama «Serviço de Protecção Civil», ajuda em época de calamidade pública e de ordem pública, prevenção de crimes e latrocínios que tais situações de desastre causam nas populações em pânico.

Essas tropas montaram também guarda aos Ministros, faziam com que fossem obedecidos nas suas ordens, impediam desmandos e a fuga das populações, e ainda prestavam ajudas nos desentulhos.

Sebastião José de Carvalho e Melo que era Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, futuro Marquês de Pombal. O Marquês organizou imediatamente socorros, mandou distribuir alimentos e a ordem reinou.

As Forças Militares ocupar, portamto, locais nos limites da Cidade e seguindo as ordens, nas seguintes zonas: Cotovia de Cima, ao Príncipe Real, onde ficou aquartelado (abarracado) o Regimento de Infantaria de Peniche; daí o nome atribuído a uma das artérias: Travessa do Abarracamento de Peniche.

Nesta Travessa residiu o Professor Agostinho da Silva, desde o seu regresso a Portugal, em 1969.

Bibliografia: Dicionário da História de Lisboa”, (Direcção de Francisco Santana e Eduardo Sucena, Edição de 1994, Pág. 1 e 2)

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: