Mahatma Gandhi (Alma Grande), na Toponímia.

 

Mahatma Gandhi, Estadista e Pacifista, na Toponímia do Estoril por proposta minha. É pena a Placa Toponímica estar mal escrita, mas fica a homenagem a um homem que lutou pacificamente pela independência do seu País.

 

 

Cascais 1483MAHATMA GANDHI, (Alma Grande), Mohandas Karamchand Gandhi, de seu verdadeiro nome, nasceu em Porbandar (Índia), a 02-10-1869, e faleceu em Nova Déli (Índia), a 30-01-1948. Cresceu como filho tímido de uma família de uma casta intermédia (a dos Valsias, colocada entre as dos Sacerdotes e dos Guerreiros e as dos Artesãos e dos Camponeses). Os pais (um funcionário de Tribunal e uma doméstica) casaram-no, em 1882, com Kasturba, de quem teve quatro filhos.

Em 1888, partiu sozinho para Londres, a fim de estudar Direito. Da capital inglesa, onde deu sinais de plena integração no Império Britânico (vestiu fraque, usou bengala), regressou formado, em 1891, ano em que sofreu um desgosto: a morte da mãe.

Os dois primeiros anos de exercício da profissão, em Bombaim, foram muito penosos: tímido, quase não teve clientes! Partiu, em 1893, para a África do Sul, onde, num curto espaço de tempo, se tornou um Advogado famoso, entre a comunidade indiana, quase tão desprezada como a negra.

Escreveu em 1896 o Panfleto Verde, um rol de queixas pela descriminação dos indianos na África do Sul. Incentivou, no entanto a comunidade do subcontinente asiático a apoiar os britânicos na guerra dos Bóers (1899) e na campanha Zulu (1906). Chefiou mil homens e foi condecorado.

Não foram precisos muitos anos para tomar consciência de que a estratégia de servir o Império para alcançar a igualdade de direitos estava errada. A Lei dos Negros, implementada em 1907 e dirigida também a mestiços e amarelos, chamou-o à razão. Criou a Satygraha, uma forma passiva de resistência. O facto de ter sido preso e espancado não o fez ceder.

Em 1914, viu os primeiros resultados da luta baseada na paciência e, perante as concessões feitas por Smuts, o Estadista branco da África do Sul, pôs fim à campanha Satygraha. Regressou à Índia no ano seguinte.

Da reflexão e da leitura, resultou a adopção definitiva de princípios como o amor ao próximo e a não violência. Os votos de Brahmacharya (cessação da actividade sexual) e da Aparigraha (renúncia a bens materiais) completaram o processo de criação de Mahatma (Grande Alma) Gandhi.

A 13 de Abril de 1919, o massacre de Amristar, no qual Soldados sob o comando inglês dispararam sobre milhares de participantes numa manifestação pacífica, provocando 379 mortos e 1200 feridos, marcou-o de tal forma que passou a contestar, abertamente, a soberania britânica.

Os anos seguintes foram de fervilhante actividade: defendeu a língua e os trajes locais, correu o país, transformou o congresso Nacional Indiano, defendeu os pobres, implementou a política de não-cooperação com os ingleses, foi preso, trabalhou para unir hindus e muçulmanos, etc.

A acção de Gandhi frutificou: no início dos anos 30, a independência da Índia integrava já a agenda política de Londres e, no final da II Guerra Mundial, a Inglaterra abdicou da soberarina sobre o subcontinente asiático.

Gandhi abraçou, ainda antes da independência, concretizada a 15 de Agosto de 1947, a causa da pacificação entre hindus e muçulmanos. Fez nova cruzada pelo País.

A tarefa era, no entanto, mais complicada do que a anterior. E foi interrompida, pouco depois das 17 horas do dia 30 de Janeiro de 1948, por Nathuram Godse, membro do fanático RSS hindu, que atribuía a Gandhi a culpa pela divisão da Índia em dois Estados e o acusava, ainda, de ajudar o Paquistão muçulmano. O fanático cravou-lhe três balas, quando percorria o curto caminho entre o quarto e o lugar das orações, ladeado por uma multidão e na companhia de duas netas.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Cascais (*Freguesia do Estoril); Lisboa (Freguesia do Lumiar, Edital de 18-05-1992).

Fonte: “Grande Enciclopédia do Conhecimento”, (Volume 7, Pág. 1151)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: