Manuel da Fonseca, autor de, entre outras obras, “Cerromaior”

 

Manuel da Fonseca, grande Escritor, faleceu, faz joje, 23 anos. Aqui ficam alguns dados biográficos de um grande Escritor que merece ser lido e(ou) (re)lido.

 

“Prefira produtos portugueses, leia autores portugueses”

 

Manuel da FonsecaMANUEL Lopes DA FONSECA, Escritor, nasceu em Santiado do Cacém, a 15-10-1911, e faleceu em Lisboa, a 11-03-1993. Fez a Instrução Primária em Santiago do Cacém, no meio de uma família oriunda de Castro Verde e do Cercal do Alentejo. Em Lisboa, cidade em que conheceu e integrou o grupo do «Novo Cancioneiro», frequentou o Colégio Vasco da Gama, o Liceu Camões, a Escola Lusitânia e, ainda, a Escola de Belas-Artes. Nas férias, regressava a Santiago, a casa dos avós, ou, posteriormente, de uma tia. Exerceu actividades muito díspares, quer na área do comércio, que na da indústria, tendo ainda trabalhado em jornais e revistas e numa agência de publicidade. Respirando e vivendo as memórias do Alentejo, este é, na verdade, parte de um todo, e Santiago é o espaço do conhecimento e tempo da revelação, memórias indeléveis do seu primeiro mundo. A infância, a adolescência e o mítico Largo serão condicionantes da sua criatividade, observáveis em qualquer dos seus livros. Tem colaboração dispersa por revistas literárias, nomeadamente na Atlântico. Fez parte do grupo do Novo Cancioneiro.

Colaborou em jornais e revistas, como: Afinidades; Árvore; Vértice; Altitude; O Diabo; Pensamento; Sol Nascente; Seara Nova e Capital.

Poeta e Ficcionista, estreou-se com o livro de poemas “Rosa-dosVentos”, em 1940, e o livro de contos “Aldeia Nova”, em 1942. Entre os seu romances avultam: “Cerromaior”, em 1943, e “Seara de Vento”, em 1958. Poeta, publicou ainda “Planície”, em 1941, e “Poemas Completos”, em 1958. Ficcionista, deu a lume, além dos romances mencionados: “O Fogo e as Cinzas”, em 1951 (contos), “Um Anjo no Trapézio”, em 1968 (contos), “Tempo de Solidão”, em 1973, e “Crónicas Algarvias”, em 1986 (crónicas). Integrado de início na corrente neo-realista, enveredou depois para um regionalismo expresso simbolicamente através da vegetação castigada e das pessoas sem fortuna nem esperança.

O seu nome faz parte da Toponímia de Alcácer do Sal (Freguesia da Comporta), de Aljustrel, de Almada (Freguesias de Almada e Charneca de Caparica), da Amadora, de Beja (Freguesias de Beja e Trindade), de Benavente (Freguesia de Samora Correia), de Borba, de Cascais (Freguesias da Parede e São Domingos de Rana), de Castro Verde, de Cuba, de Évora, de Ferreira do Alentejo (Freguesia de Canhestros), da Guarda, de Grândola, de Lisboa, de Loures (Freguesias de Loures e Santo António dos Cavaleiros), da Moita (Freguesias da Baixa da Banheira, Moita e Vale da Amoreira), de Montemor-o-Novo, de Odivelas (Freguesias de Odivelas e Ramada), de Palmela (Freguesia de Pinhal Novo), de Ponte de Sôr (Freguesia de Montargil), do Redondo, de Santiago do Cacém, (Freguesias de Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André), do Seixal, de Serpa, de Setúbal (Azeitão * e Setúbal), de Sines, de Sintra (Freguesias de Agualva-Cacém e Rio de Mouro), de Vila Franca de Xira (Freguesias de Alverca do Ribatejo, Forte da Casa e Vialonga).

Fonte: “Dicionário Cronológico de Autores Portugueses”, (Vol. IV, Organizado pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Publicações Europa América, 1998, Pág. 458, 459, 460 e 461)

Fonte. “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira” (Volume 11, Pág. 567)

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág.  227).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: