“A Revolta da Sé”, e a ligação ao filme “A Balada da Praia dos Cães”

“A Revolta da Sé” ou “Golpe da Sé”, aconteceu, faz hoje 57 anos, e tinha, como é natural, a finalidade de derrubar o fascismo.

 

A foto é do Major Luís Calafate, mais um herói e vítima, esquecido do público, representando a homenagem a todos os que conspiraram na “Revolta da Sé”..

 

 

Luís CalafateA Revolta da Sé ou Golpe da Sé, assim ficou conhecido pelo facto de os conspiradores se terem reunido na Sé Patriarcal de Lisboa, onde era Pároco o Padre João Perestrelo de Vasconcelos.

A conspiração ocorreu na noite de 11 para 12 de Março de 1959, era ainda o rescaldo das eleições presidenciais de 1958, em que concorreu o General Humberto Delgado e, pretendia, naturalmente derrubar o regime fascista.

Na conspiração participaram civis e militares, aqui ficam os nomes de alguns dos conspiradores.

 

Entre os civis, destacaram-se Fernando Oneto, Asdrúbal Pereira, Horácio Queiroz, Raul Marques, Jaime Conde, Pedro Bogarim, Amândio da Conceição Silva, que participaria no desvio do avião da TAP em 1961, e António Vilar, morto anos depois na revolta de Beja, no final deste ano.

 

Outras figuras de relevo do movimento foramos os Majores Pastor Fernandes, Clodomiro Sá Viana Viana d´Alvarenga e Luís Calafate; os Capitães Almeida Santos, que tinha sido dirigente da Mocidade Portuguesa, assassinado depois em condições dramáticas, Fernando Costa Revez Romba e Amílcar Domingues; o 1.º Tenente da Armada Vasco da Costa Santos e o Oficial Miliciano Médico Jean Jacques Valente.

 

Depois de julgados e presos, os implicados são repartidos por Caxias, Aljube, Trafaria e Elvas. Desta última prisão acabam por evadir-se o Capitão Almeida Santos e o Médico Miliciano Jean-Jacques Valente, com o apoio do Cabo Gil da Guarda Nacional Republicana. As circunstâncias da fuga levarão ao assassinato de Almeida Santos, dando origem ao romance de José Cardoso Pires, A Balada da Praia dos Cães, donde foi extraído um célebre filme.

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: