Nuno Fradique, Realizador e Teatrólogo da RTP, se fosse vivo, faria hoje 87 anos de idade.

 

Nuno Fradique, um grande Realizador da RTP, no tempo em que a RTP transmitia peças de Teatro em directo, algumas delas, que ainda hoje apetece ver, foram realizadas por Nuno Fradique.

 

Aqui fica a minha modesta homenagem, juntamente com alguns dados biográficos de Nuno Fradique.

 

Nuno FradiqueNUNO da Veiga Santos FRADIQUE, Realizador, natural de Lisboa, nasceu  a 12-03-1929 e faleceu a 10-12-1964. Teatrólogo, homem de rádio e televisão. Poeta. Licenciou-se em Ciências Económicas e Financeiras, embora nunca tenha exercido qualquer actividade no âmbito dos seus estudos académicos.

Foi Locutor da Rádio Juventude, tendo mais tarde ingressado nos quadros da Emissora Nacional, onde exerceu funções até 1956. Frequentou um Curso de Realização na BBC e ingressou na RTP como Realizador, Entrevistador e Apresentador de Programas.

Dedicou-se, com maior entusiasmo e êxito, à realização de teleteatro, com especial destaque para: A Dama das Camélias;, Breve Sumário da História de Deus; A Madrinha de Charley; Balada de Natal; Os Anjos Estão Connosco; Eles Não Gostam de Cactos; Eva e Madalena; Ascensão de Joaninha, e O Alfageme de Santarém.

No entanto, Nuno Fradique, não foi só um homem de teatro, escrevia com rara elegância e o seu estilo pessoal marcava, inequivocamente, uma personalidade fascinante, multiforme, denotando uma sensibilidade pouco comum.

Assinou um livro de poesia, Poemas e Canções, cuja data de publicação (talvez póstuma) não consta em qualquer registo, situação idêntica tendo ocorrido com as suas duas peças de Teatro. A RTP instituiu, há alguns anos, o prémio “Nuno Fradique” para jovens realizadores.

Apesar de a sua devoção ser o Teatro, em 1964 escreveu a canção: Balada das Palavras Perdidas, com música de António Alves de Almeida Garrett, Direcção de Orquestra do Maestro Tavares Belo, que levou ao Festival RTP da Canção, interpretada por Madalena Iglésias, tendo ficado em 5º lugar.

Fonte: “Dicionário Cronológico de Autores Portugueses”, (Volume V, Organizado pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Publicações Europa-América; Coordenação de Ilídio Rocha, Edição de Julho de 2000; Pág. 665 e 666).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág.  229 e 230).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: