Carolina Michaëlis de Vasconcelos, foi a 1ª Professora Universitária em Portugal, nasceu há 165 anos

 

Carolina Michaëlis de Vasconcelos, apesar de não ter nascido em Portugal, casou com um português e obteve a nacionalidade portuguesa, tendo sido grande estudiosa da cultura portuguesa. Foi a 1ª Professora Universitária em Portugal.

 

CarolinaCAROLINA Wilhelme MICHAËLIS DE VASCONCELOS, Professora e Escritora, nasceu em Berlim (Alemanha), a 15-03-1851, e faleceu no Porto, a 16-11-1925. Dos 7 aos 16 anos frequentou, na sua terra natal, a Escola Superior Municipal sob a orientação do filólogo Eduardo Metzner. Depois, como o ensino superior não dava então acesso ao sexo feminino, foi orientada nos seus estudos de autodidacta pelo Professor Carlos Goldbeck, dedicando-se, desde 1865, ao estudo das línguas e literaturas clássicas, românicas, eslavas e emíticas.

Aos 17 anos já publicava artigos eruditos na revista Archiv de Berlim. Por influência de Goldbeck dedicou-se também ao espanhol e, como não conseguiu autorização para frequentar um curso de árabe, não permitido ao sexo feminino, aprendeu-o depressa com o Professor Wetzstein. Após ter estudado espanhol, aprendeu português e, em 1872, foi nomeada intérprete oficial das línguas obéricas. Nesse ano, surgida uma acesa polémica em torno da tradução do Fausto feita por Castilho, encetou correspondência com Adolfo Coelho, Teófilo Braga e Joaquim de Vasconcelos, e passou a trocar, com este, uma correspondência assídua sobre bibliografia, crítica, história e literatura. Daí descobrirem uma comunhão de ideias que os levou ao casamento, em Berlim, em 1876. A partir daí fixou-se no Porto.

Em 1911 foi nomeada, por distinção, Professora da Faculdade de Letras de Lisboa, após a reforma do ensino, transitando, a seu pedido, para Coimbra, onde regeu a cadeira de Filologia Portuguesa, foi, assim, a primeira Professora Universitária em Portugal, mas pediu transferência para Coimbra, onde leccionou até perto do fim da sua vida.

No mesmo ano foi admitida como sócia da Academia das Ciências de Lisboa, apesar da oposição manifestada por Veiga Beirão, em nome de uma interpretação machista dos estatutos da Academia. Mas já desde 1893 era proclamada Doutora Honoris Causa pela Universidade de Friburgo, como o será em 1923 pela de Hamburgo, e em 1906 o Rei D. Carlos confere-lhe o Oficialato da Ordem de Santiago.

Em 1922, os estudantes ofereceram-lhe o anel simbólico de doutora numa homenagem realizada na Sala dos Capelos. Recebeu várias distinções: sócia honorária, desde 1877, do Instituto de Línguas Vivas de Berlim, Doutora pelas Universidades de Friburgo (1893), Coimbra (1916), Hamburgo (1923), e o oficialato da Ordem de Santiago.

Carolina Michaëlis e Maria Amália Vaz de Carvalho foram também as duas primeiras mulheres a ser admitidas na Academia de Ciências de Lisboa, em 1912, apesar das resistências de alguns membros.

Publicou diversas obras de grande erudição: “Poesias de Francisco Sá de Miranda”, obra crítica de valor notável e única em Portugal (1885), “A Infanta Dona Maria de Portugal e as Damas da sua Corte”, (1902), “Edição Monumental do Cancioneiro da Ajuda”, que representou quase 30 anos de estudo, “Resumo da História da Literatura Poruguesa”.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada; Caldas da Rainha; Coimbra; Lisboa (Freguesia de Benfica, Edital de 05-06-1972, ex-Rua A ao Calhariz de Benfica); Loures; Maia; Odivelas (Freguesias de Famões e Ramada); Oeiras (Freguesia de Linda-a-Velha); Porto; Seixal (Freguesias de Arrentela e Corroios).

Fonte: “Dicionário Cronológico de Autores Portugueses”, (Vol. II, Publicações Europa América)

Fonte: “Dicionário de Mulheres Célebres”, (de Américo Lopes de Oliveira, Lello & Irmão Editores, Edição de 1981, Pág. 900 e 901).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 362).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: