José Maria da Fonseca “o pai da periquita”

 

José Maria da Fonseca, faleceu há 130 anos, mas a sua obra continua. Não vou falar de vinhos, não só porque não bebo, mas, também, especialmente, porque nada sei sobre vinhos. Quero apenas deixar aqui uma pequena biografia de José Maria da Fonseca, o criador do famoso néctar “periquita”.

 

PeriquitaJOSÉ MARIA DA FONSECA, nasceu na Freguesia do  Vilar Seco (Nelas), em 1804, e faleceu em Vila Nogueira de Azeitão (Setúbal), a 26-03-1886. Era filho de José António Fonseca, comerciante no Casis do Sodré. Estudou na Universidade de Coimbra entre 1822 e 1825.

Mudou-se para Azeitão, onde começou por adquirir a Quinta da Bassaqueira, em 1824, e posteriormente outras quintas na área. Veio a estabelecer-se em 1830 e a fundar o seu negócio de vinhos. Rapidamente, a sua personalidade extravagante causou impacto no meio político e empresarial da época. Primeiro, porque levou a cabo inovações tecnológicas nunca antes vistas na vitivinicultura da região, depois, porque conhecia bem os produtos, os mercados e as estratégias a adoptar para atrair o consumidor. José Maria da Fonseca não se contentou em ser apenas mais um agricultor e produtor de vinhos. Queria desenvolver, sobressair. As suas iniciativas foram amplamente divulgadas e elogiadas na época, assim como foi o responsável pela introdução de novas castas na região, de que é exemplo a Castelão Francês – à qual José Maria da Fonseca deu o nome de Periquita – que trouxe da Estremadura, e as melhorias realizadas na produção do Moscatel de Setúbal. A prosperidade da casa de vinhos e licores de José Maria da Fonseca, que produzia significativa quantidade para exportação, valeu-lhe em 1856, a mais alta condecoração portuguesa: Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, entregue pelo Rei D. Pedro V.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Nelas; Setúbal (Vila Nogueira de Azeitão).

Fonte: “Câmara Municipal de Palmela”

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: