Chefe Silva “Senhor Teleculinária”, se fosse vivo, faria hoje, 82 anos de idade

 

António Silva, mais conhecido por Chefe Silva, conhecido também na gúria por Sr. Teleculinária, foi um grande divulgador da culinária portuguesa, merece ser lembrado no dia em que faria 82 anos de idade.

Aqui ficam alguns dados biográficos.

 

xefe silva.tif

xefe silva.tif

António Silva, Cozinheiro, mais conhecido por Chefe Silva, natural da Freguesia de Caldelas (Amares), nasceu a 29-03-1934 e faleceu a 14-10-2015. Estudou no Seminário de Santarém, mas abandonou o Seminário por não ter vocação. Foi ajudante de pedreiro e de ferreiro até que um dia decidiu ir para Lisboa, apenas com a roupa que tinha vestida e uma cesta de laranjas. Rapidamente arranjou trabalho como ajudante de cozinha. “Namoradeiro”, apaixonou-se por Maria da Graça, que viria a ser a sua mulher, apenas por a ouvir ao telefone (na tropa foi telefonista).

Foi trabalhar para Moçambique, onde ficou sete anos, durante os quais nasceram os dois filhos. Quando voltou para Portugal, em 1965, tornou-se segundo cozinheiro no Hotel Avenida Palace.

Aos 18 anos, o Chefe Silva mudou-se para Lisboa, trabalhou no atual Turim Suisso Atlântico Hotel e, depois, no Hotel Império. Com 24 anos, viajou até Lourenço Marques, onde se tornou chefe de cozinha do Hotel Girassol, do Hotel Xai-Xai e do restaurante do aeroporto local.

Um dos mais ilustres profissionais da gastronomia portuguesa. Assim que atingiu a maioridade, mudou-se para Lisboa para começar a trabalhar na área de hotelaria. Ao longo dos anos, desempenhou as funções de chefe de cozinha em locais ilustres como o Hotel Avenida Palace ou o Hotel Altis, e deu também aulas no Instituto Culinária Margarina Vaqueiro.

Mais tarde, inaugurou o restaurante Super Chefe, em Lisboa, e fundou a revista”Teleculinária”. Foi também autor de vários livros, foi Presidente da Associação de Cozinheiros e Pasteleiros de Portugal e ganhou vários prémios de carreira.

É autor de diversos livros, como por exemplo “Petiscos e Patuscadas” (2002), “Sabores Além-Mar” (2002), “Bacalhau à Portuguesa” (2003) ou “Bolos e Doces à Chefe Silva” (2004).

Fonte: “Jornal de Notícias”

Fonte: “Revista Visão”

Fonte: “Jornal Correio da Manhã”

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: