Eugénio Salvador, Actor, Encenador e Jogador de Futebol

 

Eugénio Salvador, nasceu faz hoje 108 anos. Este grande Actor conhecido e admirado do povo, teve uma outra actividade, que muitos desconhecerão; Eugénio Salvador foi Jogador de Futebol do Benfica.

 

Aqui ficam alguns dados biográficos.

 

Eugénio Salvador2EUGÉNIO SALVADOR Marques da Silva. Actor, Bailarino, Dramaturgo e Encenador português. Nasceu em Lisboa, a 31-03-1908, e faleceu a 01-11-1992. Era filho de Luís Salvador Marques da Silva e de Eugénia Maria Dias. Foi futebolista do Sport Lisboa e Benfica, tendo alinhado nas camadas jovens e nas reservas do clube.

Optou depois por seguir a carreira de Actor, tendo completado o Curso do Conservatório. Em 1928, terminou o Curso de Arte de Representar do Conservatório Nacional de Lisboa. Estreou-se na peça O Grão de Bico, no Teatro Maria Vitória. Além de ter actuado em quase todos os teatros portugueses como encenador, director de cena, bailarino, ensaiador coreográfico e artista de variedades, fez, também, várias digressões no estrangeiro (Brasil, Moçambique, Angola) e outros países, integrado em diversas companhias.

Eugénio SalvadorTrabalhou amiudamente em cinema, tendo-se estreado em Lisboa, Crónica Anedótica (1930), de Leitão de Barros, a que se seguiram prestações em Maria Papoila (1937), também de Leitão de Barros, Fado, História Duma Cantadeira (1948) e Sonhar É Fácil (1951), ambos de Perdigão Queiroga, Eram Duzentos Irmãos (1952), de Constantino Esteves e A Maluquinha de Arroios (1970), de Henrique Campos. Permaneceu activo no Teatro de Revista até 1988, ano em que se retirou definitivamente. As suas últimas aparições artísticas foram feitas no programa televisivo Herman Circus (1990) e no filme Aqui D’El-Rei (1992), de António Pedro Vasconcelos.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Charneca de Caparica), Amadora, Cascais (Freguesia da Parede), Lisboa (Freguesia de Carnide, Edital de 07-09-1993), Montijo, Seixal, Odivelas (Freguesia da Pontinha), Oeiras (Freguesia de Queijas).

Fonte: “O Grande Livro dos Portugueses”, (Círculo de Leitores, 1990, Pág. 451)

Fonte: “Eugénio Salvador. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-05-12]”

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 465).

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: