Cristina Torres, Professora, Pedagoga e lutadora Política, na Toponímia da Figueira da Foz

 

Cristina Torres, uma Mulher lutadora, defensora dos mais desfavorecidos, antifascista e, por isso mesmo, perseguida.

Cristina Torres, um exemplo a seguir; aqui fica a lembrança desta Mulher.

 

Cristina TorresCRISTINA TORRES dos Santos Mendes Pinheiro, Professora e Política, natural da Figueira da Foz, nasceu a 21-03-1891 e faleceu a 01-04-1975. Filha de Ricardo Torres dos Santos, Alfaiate, e de Delfina da Cruz Marques. De origem humilde, tendo sido costureira, frequentou desde pequena as sociedades operárias, recreativas, educativas, republicanas e maçónicas, festejou nas ruas a implantação da República, tendo militado no Partido Republicano Português, tal como o marido, o jornalista Albano Correia Duque de Vilhena e Nápoles, começou a trabalhar muito nova como costureira e estudou, à noite, na Escola Industrial local.

Fundou, em 1911, a Fraternidade Feminina, Associação de Instrução e Beneficência responsável pelo funcionamento de uma Escola nocturna para raparigas e, no ano seguinte, com 21 anos, partiu para Coimbra, onde continuou a labutar como Modista enquanto estudava no Liceu e posteriormente na Faculdade de Letras.

Formou-se pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Histórico-Geográficas. Leccionou, entre 1915 e 1922, em Escolas Móveis de Coimbra e Montemor-o-Velho e, entre Janeiro de 1922 e Julho de 1924, exerceu como Professora provisória a docência na Escola Comercial da Figueira da Foz. Neste último ano, e devido a diligências dos seus alunos, foi nomeada Professora efectiva da Escola Industrial de Bernardino Machado.

Na sequência do trabalho desenvolvido como Educadora e Pedagoga, expôs Teses em vários Congressos (Coimbra, Abril de 1918; Porto, de 1927; Lisboa, Outubro de 1931); associou-se ao projecto de fundação na Figueira da Foz de uma Delegacia da Universidade Livre de Coimbra (1929), responsável pelo funcionamento de Cursos Nocturnos de Educação Básica, e foi nomeada Delegada Voluntária de Vigilância para a Tutoria da Infância da respectiva Câmara Municipal.

Manteve simultaneamente intensa actividade propagandística, promoveu conferências, discursou em sessões e pronunciou-se, na imprensa regional da Figueira e de Coimbra, sobre questões feministas, educativas e políticas, para além de publicar esporadicamente poemas e contos para crianças.

Colaborou no Almanaque das Senhoras, para 1913 com o conto “Sacrificada”, dedicado a Estrela Mesquita. Utilizou os pesudónimos de Maria República, nos artigos de carácter político, e Nô-quim nos textos dirigidos aos mais novos.

Mulher simples e voluntariosa, obreira de uma persistente actividade pedagógica dirigida aos mais desfavorecidos, ao operariado e às mulheres, Cristina Torres acabou por ser vítima da corajosa oposição ao salazarismo e foi transferida compulsivamente, em Dezembro de 1932, para Escola Industrial de Bartolomeu dos Mártires em Braga, onde permaneceu 17 anos. Acabou por ser afastada do ensino em 1949, na sequência da participação na Campanha de Norton de Matos à Presidência da República, e obrigada a aposentar-se.

De regresso à Figueira da Foz, subsistiu através de explicações, continuou a resistência ao Estado Novo – pertenceu à Comissão Nacional do III Congresso da Oposição Democrática, realizado em Aveiro, em 1973. Saudou com emoção e alegria a data de 25 de Abril de 1974, apesar dos seus 83 anos de idade. Meses depois, aderiu ao Partido Socialista e faleceu em 01 de Abril de 1975. Oferecu o seu espólio, bem como o do marido, ao Museu e à Biblioteca da terra natal.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Figueira da Foz.

Fonte: “silenciosememorias.blogspot.pt” “Por João Esteves)

Fonte: “Dicionário de Educadores Portugueses”, (Direcção de António Nóvoa, Edições Asa, 1ª Edição de Outubro de 2003,Pág. 1380, 1381 e 1382)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: