Octávio Pato, se fosse vivo, faria hoje 91 anos de idade

OCTÁVIO PATO, mais um Político, vítima do fascismo, que merece ser recordado.

 

 

Octávio PatoOCTÁVIO Floriano Rodrigues PATO, Político, nasceu na Freguesia de São João dos Montes (Vila Franca de Xira), a 01-04-1925, e faleceu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a 19-02-1999. Tendo começado a trabalhar aos 14 anos de idade, na indústria do calçado.

Foi um destacado dirigente comunista, funcionário do PCP, viria a estar preso durante vários anos. Foi membro da comissão central da MUD Juvenil (Movimento de Unidade Democrática), onde organizava as comissões de jovens trabalhadores.  Em 1961 é preso pela PIDE, tendo sido barbaramente espancado e torturado, sem  nunca responder a nenhuma pergunta. Espancado no próprio Tribunal, transformou o seu julgamento numa arma contra o regime fascista. Esteve preso até 1970, tendo regressado à clandestinidade, onde se encontrava na madrugada libertadora de Abril de 1974, como responsável do Avante. Durante o julgamento, em pleno Tribunal Plenário (tribunais criados pelo regime ditatorial para julgar e condenar os opositores políticos) denuncia as torturas de fora vítima na  prisão.

Após o 25 de Abril de 1974 foi Deputado à Assembleia Constituinte,  Líder Parlamentar na Constituinte, e candidato a Presidente da República, em 1976.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Amadora; Cascais (Freguesia de São Domingos de Rana); Lisboa (Freguesia do Lumiar); Oeiras (Freguesia de Porto Salvo); Setúbal; Sintra (Freguesia de Rio de Mouro); Vila Franca de Xira (Freguesia de Vialonga).

Fonte: “Dicionário do 25 de Abril”; (Verde Fauna, Rubra Flor, de John Andrade, Editora Nova Arrancada, Sociedade Editora, S.A.. 1ª Edição, Setembro de 2002, Pág. 294).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: