“Ruas que já tiveram outros nomes”

A Rua Heróis de Quionga que já se chamou Travessa do Caracol da Graça.

 

Heróis de QuiongaA Rua Heróis de Quionga, pretende homenagear aqueles que combateram e recuperaram o posto moçambicano de Quionga, junto à foz do rio Rovuma, em 10 de Abril de 1916, que havia sido ocupado pelos almeães no final do Século XIX, quando Hintze Ribeiro era Presidente do Concelho de Ministros e com as pastas dos Negócios Estrangeiros e da Fazenda, e que só voltou à posse portuguesa com o final da 1º Grande Guerra, em 1919.

O tratado resultante da Conferência de Berlim de 1885 reconhecera a nova colónia alemã da África Oriental e os direitos de soberania de Portugal sobre todos os territórios a sul do rio Rovuma, que seria fronteira desde a sua foz à confluência do rio Messinge. Mas logo em 16 de Jjunho de 1894 uma força naval alemã desembarcou um destacamento que ocupou Quionga bem como à zona limítrofe de 45 hectares. Depois de declarada a guerra a Portugal pela Alemanha, em 09 de Março de 1916, o Governador -Geral de Moçambique Álvaro de Castro propôs a ocupação de Quionga, o que foi concretizado em 10 de abril de 1916 numa expedição comandada pelo Tenente-Coronel Moura Mendes. Depois, a Conferência de Paz de Versalhes, de setembro de 1919, reconheceu os direitos portugueses e o território foi oficialmente reintegrado no espaço de Moçambique pela Lei nº 962, de 02 de Abril de 1920.

Passados sete meses sobre a tomada de Quionga a Câmara Municipal de Lisboa atribuiu, pelo Edital de 27-11-1916, o nome de Rua Heróis de Quionga, à ex-Travessa do Caracol da Graça.

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: