O Teatro Nacional D. Maria II, completa hoje 170 anos de existência

O Teatro Nacional de D. Maria II, que completa hoje 170 anos de existência, tem sido, ao longo destes anos, o berço do Teatro, por lá tem passado os melhores Actores portugueses, onde se tem representado grandes espectáculos.

 

Sempre que se fala de Teatro e, particularmente, do Teatro Nacional D. Maria II, fala-se de Almeida Garrett, e com inteira justiça, mas, em minha opinião, não se deve ignorar o apoio  político, e a  importância que teve Passos Manuel na exkistência deste Teatro.

 

Teatro Nacional de D. Maria IIO actual Teatro Nacional D. Maria II é um edifício do Século XIX, faz hoje 170 anos de existência. Reconstruído nos anos de 1970 a seguir ao incêndio que, na noite de 02 de Dezembro de 1964, que lhe destruiu completamente o interior, incluindo o seu preciso recheio, que testemunhava mais de um Século de História do Teatro Português, deixando de pé apenas as quatro fachadas.

Totalmente reconstruído, o actual interior do Teatro Nacional praticamente nada tem a ver com o que era anteriormente.

O lugar onde está hoje o Teatro Nacional D. Maria II foi antes ocupado, pelo que foi chamado o Palácio da Regência. Mas em tempos mais recuados, era aí o Paço dos Estaus, onde se hospedavam muitos nobres cortesãos e os Embaixadores estrangeiros.. Foi aí, também, a Casa da Inquisição.

É ao génio, ao denodo e à persistência do maior Escritor, Poeta e Dramaturgo do nosso romantismo, Almeida Garrett, coadjuvados pela acção superiormente esclarecida do seu leal amigo e colega de Coimbra Joaquim Larcher (foi ele o primeiro Governador Civil de Lisboa), que se deve a existência do Teatgro Nacional e do Conservatório, que iria preparar os futuros Actores e seria o seu necessário complemento, a ele se cdeve igualmente, em grande parte, a sua localização.

Se é verdade que muito se deve a Almeida Garrett a existência do Teatro Nacional D. Maria II, não nos podemos esquecer da contribuição política de Passos Manuel, sem a qual não teria havido reforma do ensino e, provavelmente, não se teria construído o Teatro.

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: