João dos Santos, Médico, Professor e Pedagogo

 

João dos Santos, Médico, Professor e Pedagogo, faleceu faz hoje 29 anos. Ao Doutor João dos Santos se deve a primeira instituição estatal vocacionada para a Saúde Mental Infantil, da qual foi organizador e director. Deixou uma obra escrita, plena de originalidade e profunda sabedoria.

 

João dos SantosJOÃO Augusto DOS SANTOS, natural de Lisboa, nasceu a 15.09-1913 e faleceu a 16-04-1987. Filho único de Augusto dos Santos, Alfaiate de profissão e trabalhador por conta própria, e de Justina de Jesus Santos. Seu pai, republicano convicto – bateu-se pela República na Rotunda com Machado do Santos, pertencia a uma numerosa família de republicanos e livres pensadores, era progressista, aberto a novas ideias e doutrinas, naturista, esperantista, apaixonado pela Natureza e pelos desportos.

Opondo-se ao Estado Novo, e movido, como os grupos anarco-sindicalistas da classe operária que integra, por ideias de mudança social, levava o filho, ainda pequeno, às reuniões políticas, marcando para sempre o seu perfil de democrata e de homem solidário, atendo às necessidades e sentir das pessoas e dos grupos. Em 1919, começou a frequentar a Escola Primária, João dos Santos sofre de dislexia, quadro que ainda não estava descrito como entidade nosológica, mas que já o marginaliza e provoca sofrimento. Seu pai proporciona-lhe uma vida ao ar livre, passeios, grandes caminhadas a pé e visitas, ocasiões que o levam a observar os fenómenos da Natureza e a conversar com as mais variadas pessoas – pescadores, gente do povo, camponeses – ajudando-o assim a substituir a dificuldade em ler livros pela facilidade em “ler na Natureza”, nas pessoas e nas coisas.

Foi esta atitude de seu pai que o levou a descobrir o interesse e a descobrir a vocação pela Educação e pela Pedagogia, pela opção que, por volta dos 15 anos de idade o fez fazer o Curso do Magistério Primário (que não chegou a concluir) e pela ideia que, mais tarde, orientará a sua pesquisa sobre a origem das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita.

PENTAX Image

PENTAX Image

Em 1924, matriculou-se no Liceu Gil Vicente (Lisboa). Formou-se na Escola Superior de Educação Física (1930-1934), tendo iniciado a sua carreira profissional como Professor de Educação Física. Em 1939 termina a Licenciatura em Medicina, especializando-se em Neurologia.

Trabalhou como Assistente no Instituto António Aurélio da Costa Ferreira (1942-1945) e no Hospital Júlio de Matos. Foi então para França, onde trabalhou como Investigador em Psicologia no Centro de Pesquisas Científicas de França (C.N.R.S.) e no Laboratório de Biopsicologia da Criança com Henri Wallon (1946-1950). Entre 1959 e 1961, fez o Curso do Instituto de Psicanálise de Paris.

De volta a Portugal, foi Director do Centro de Saúde Mental Infantil de Lisboa (1965-1982), encarregado do Curso de Saúde Mental na Escola Nacional de Saúde Pública (1968-1973) e do Curso de Psicopatologia Dinâmica da Faculdade de Psicologia (1978-1982). Foi ainda Professor no Instituto Português de Psicanálise. Em 1985, foi-lhe atribuído o título de doutor honoris causa pela Universidade Técnica de Lisboa.

Fundou o Colégio Eduardo Claparède para crianças-problema, uma secção de saúde mental num Centro de Saúde Materno-Infantil, Centros Psipedagógicos na Voz do Operário e no Colégio Moderno (com a Pedagoga M. Amélia Borges), a Casa da Praia (centro de pedagogia experimental).

Foi membro fundador da Liga contra a Epilepsia (1950), da Liga Portuguesa de Deficientes Motores (1956), do Centro Hellen Keller (com H. Moutinho, 1956), da Associação Portuguesa de Surdos (1958), da Liga Portuguesa de Higiene Mental (1958), da Associação de Educação pela Arte e do Movimento da Escola Moderna. Foi também membro fundador da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e da Associação de Psicologia Científica de Língua Francesa e membro da Sociedade de Ciências Médicas, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, da Sociedade Portuguesa de Psicologia, da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, da Associação Internacional de Psicanálise e da Associação Francesa Médico-Psicológica.

Em 1972, com Natália Caldas, recebeu o Prémio da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria pelo trabalho «O Sintoma Encoprense». Entre 1983 e 1986, manteve com João de Sousa Monteiro rpogramas radiofónicos, «Se Não Sabe, Porque É Que Pergunta?» e «A Minha Mãe o Que É?», que mais tarde se apresentariam sob a forma de livros. Tem colabração em: Enface, Revista Portuguesa de Pediatria, Jornal do Médico, Revista Portuguesa de Psicanálise e O Educador.

Obras principais: Factores de Insucesso Escolar, (em colaboração, 1955); A Caminho de uma Utopia, Um Instituto da Criança, (1982); Ensaios Sobre Educação, (2 volumes, 1982); A Casa da Praia, (1988); A Neurose da Angústia, (1988); Se Não Sabe Porque É Que Pergunta?, (em colaboração, 1988); Eu Agora Quero-me Ir Embora, (em colaboração, 1990).

Deve-se-lhe a primeira instituição estatal vocacionada para a Saúde Mental Infantil, da qual foi organizador e director. Deixou uma obra escrita, plena de originalidade e profunda sabedoria

O seu nome faz parte da Toponímia de: Cascais (Freguesia da Parede); Lisboa (Freguesia da Ajuda, Edital de 29-12-1989, ex-Impasse A à Rua José Magro); Odivelas; Oeiras (Freguesia de Carnaxide); Setúbal; Sintra (Freguesias de Massamá e São Marcos); Torres Vedras (Freguesia da Freiria).

Fonte: “Dicionário Cronológico de Autores Portugueses”, (Vol. IV, Organizado pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Publicações Europa AméricaCoordenação de Ilídio Rocha, Edição de Março de 1998, Pág. 533 e 534)

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 471)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: