O Professor Rodrigues Lapa, nasceu faz hoje 119 anos.

O Professor Rodrigues Lapa foi, sem dúvida, uma das figuras cimeiras do universo da Língua Portuguesa e da luta pela Democracia durante a ditadura.

 

O Professor Rodrigues Lapa foi mais uma, das muitas, vítimas do Estado Novo. Aqui fica esta pequena homenagem

 

 

 

Rodrigues LapaManuel RODRIGUES LAPA, Professor, natural de Anadia, nasceu a 22-04-1897 e faleceu a 28-03-1989. Era filho de António Martins Canas (que não reconhecerá a paternidade) e de Maria da Conceição Lapa. Aos 10 anos de idade veio estudar para Lisboa, sob a égide da Casa Pia, frequentando o Colégio de Santa Isabel, onde não terá feito todo o liceu, já que em 1913 é colaborador e director do jornal da Associação Escolar do Liceu Pedro Nunes, Os Novos.

Formado pela Faculdade de Letras de Lisboa, foi Professor Liceal em Lisboa e Guimarães. Doutorou-se na Faculdade onde se formara com a tese »Das Origens da Poesia Lírica em Portugal na Idade Média«, em 1929, e nela ensinou Filologia Românica.

Bolseiro da Junta de Educação Nacional em Paris (1929-1930), Doutorou-se na Sorbonne.

Em 1932/1933, em razão sas usas opiniões sobre a «política do idioma nas Universidades», não só vê recusasa a abertura do concurso para Catedrático, como a Faculdade não lhe renova o contrato.

Face aos protestos dos alunos, consegue ser colocado como Professor Auxiliar Agregado num outro concurso em 1933.

Contudo, emMaio de 1935, é exonerado compulsivamente na purga política desse ano, por não dar garantias de fidelidade ao regime.

Apoiante da candidatura presidencial do General Norton de Matos, é preso em 1949. Em 1954, exila-se no Brasil, onde se dedicou à investigação e ao ensaio universitário, em Universidades de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.

Regressou a Portugal depois do 25 de Abril de 1974, onde assumiu a direcção da revista Seara Nova, que abandonou pouco depois devido a divergências quanto à sua orientação política.

Foi homenageado na Biblioteca Nacional em 1983 e, em 1984, o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa publicou o primeiro volume de »Miscelânea em Honra do Professor Rodrigues Lapa«, onde se encontram reunidos artigos de linguistas e investigadores portugueses e estrangeiros.

Em Anadia, sua terra natal, à qual doou uma Biblioteca de cerca de 7 mil livros, publicou-se igualmente uma »Colectânea de Estudos em Honra do Professor Rodrigues Lapa«. Dirigiu a publicação de numerosos textos literários e abriu novas perspectivas aos estudiosos da poesia trovadoresca, sobretudo no domínio da crítica textual.

Obras principais: “Cantigas de Santa Maria”, em 1933, “Lições de Literatura Portuguesa”, em 1933, “Estilística da Língua Portuguesa”, em 1945, “Vida e Obra e Alvarenga Peixoto”, em 1960, “Estudos Galego-Portugueses. Por uma Galiza Renovada”, em 1979, “Miscelânea de Língua e Literatura Portuguesa Medieval”, em 1982, “As Minahs Razões. Memórias de Um Idealista que Quiz Endireitar o Mundo”, em 1983, e “Vocabulário Galego-Português”, em 1985.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Charneca de Caparica); Anadia; Lisboa (Freguesia do Lumiar); Moita (Freguesia da Baixa da Banheira); Seixal (Freguesia da Amora); Sesimbra.

Fonte: “Dicionário Cronológico de Autores Portugueses”, (Vol. III, Organizado pelo Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, Coordenação de Eugénio Lisboa, Publicações Europa América, Edição de 1990, Pág. 510, 511 e 512)

Fonte: “Dicionário de Autores Casapianos”, (de António Bernardo e José dos Santos Pinto, Biblioteca-Museu Luz Soriano, Ateneu Casapiano, Lisboa, Edição de 1982, Pág. 117 e 118)

Fonte: “A Perseguição Aos Professores”, (de Fernando Rosas e Cristina Sizifredo, Editado por Tinta da China, 1ª Edição de Setembro de 2013, Pág. 81 e 82)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: