“RUAS QUE JÁ TIVERAM OUTROS NOMES”

 

O Alto do Longo, é mais um Topónimo atípico, se considerar-mos que “Alto” não é “Tipo”, fica, como muitos outros casos, uma Artéria sem Designação, tal como acontece com: Costa do Castelo, Campo Pequeno, Triste Feia, etc.

 

Alto do LongoO Alto do Longo fica entre a Rua de O Século, e a Travessa Conde de Soure e o Pátio do Tijolo. Deve o seu nome a um seu morador, João Francisco, por alcunha o Longo (talvez por causa da sua excessiva estatura), que lá morou em meados di Século XVII, e foi avô materno de Alexandre Herculano.

Antes do Terramoto de 1755 o local chamava-se Cardeal do Longo, era ocupado por barracas e velhas casas sem qualquer ordenamento, e após aquele cataclismo foi invadido pelos operários das vizinhas obras da Patriarcal.

O Topónimo de Alto do Longo, só aparece em 1813, sendo de referir que o troço da Rua de O Século (antiga Rua Formosa) entre a Rua Eduardo Coelho e o Príncipe Real se chamou até 1859 Rua do Longo.

Bibliografia: Dicionário da História de Lisboa”, (Direcção de Francisco Santana e Eduardo Sucena, Edição de 1994, Pág. 53)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: