“RUAS QUE JÁ TIVERAM OUTROS NOMES”

Sabia que a Rua de O Século já se designou por Rua Formosa?

O SéculoDe acordo com Norberto Araújo, a denominação de Rua Formosa já vinha desde o Século XVII, e acabou por ser legalizada pelo Edital do Governo Civil de 01 de Setembro de 1859. Antes, ainda, a parte final da actual Rua de O Século, designou-se por Rua do Longo.

Por deliberação camarária, Através do Edital de 18 de Novembro de 1910, passou a designar-se por Rua de O Século, para homenagear o jornal O Século, que tinha a sua sede nesta Rua, jornal que se publicou desde 08 de Junho de 1880 até 12 de Fevereiro de 1977. O jornal tinha sido fundado por Magalhães Lima, que foi o seu primeiro Director e grande paladino republicano.

No nº 63, desta Rua funcionou o jornal O Século e, depois do encerramento do jornal, em 1977, têm funcuonado vários Serviçso Públicos, quase sempre ligados ao Ambiente.

No nº 79 desta Rua nasceu e morou Sebastião José de Carvalho e Melo, mais tarde, Conde de Oeiras e, depois, Marquês de Pombal, o prédio era conhecido pelo Palácio dos Carvalhos.

No nº 102 a 114, conhecido por Palácio Monteiro Paim, ou do “Bichinho de Conta”, nome por que ficou conhecida D. Juliana de Sousa Coutinho. Neste Palácio foi celebrado o contrado de casamento entre o filho do Marquês de Pombal e D. Juliana de Sousa Coutinho, que resistiu à vontade do Marquês, que lhe valeu o congnome de “Bichinho de Conta”.

Mais tarde, já no final do Século XIX, este edifícoio foi comprado por Leopoldo Wagner, uma família de músicos, de origem alemã.

No nº 111, morou o Industrial Jácome Ratton, onde hoje funciona o Tribunal Constitucional.

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: