Filipa Vacondeus, se fosse viva, faria hoje, 83 anos de idade.

 

Filipa Vacondeus, figura carismática, no campo da gastronomia, tornou-se conhecida do grande público na década de 1980, quando começou a apresentar programas sobre cozinha na RTP.

Apesar de eu, no campo da culinária (e não só), ser um verdadeiro nabo, aqui fica a minha homenagem.

 

Filipa VacondeusMaria FILIPA Carneiro de Mendonça Corte-Real VACONDEUS, Gastrónoma, nasceu na Freguesia da Lapa (Lisboa), a 12-05-1933, e faleceu no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, a 06-01-2015. Filipa Vacondeus chegou a trabalhar como hospedeira na TAP, mas também como técnica de turismo na Junta de Turismo da Costa do Sol, abrindo depois um restaurante de luxo; o Cota D’Armas.

Tornou-se conhecida do grande público na década de 1980, depois de ter sido convidada pela RTP para apresentar uma série de programas sobre cozinha. Autodidata, as receitas económicas tornaram-se a sua imagem de marca.

Considerada uma das figuras mais carismáticas da cozinha portuguesa, nas últimas décadas, teve uma carreira de mais de 30 anos em que esteve à frente de restaurantes, tornou-se presença regular em programas televisivos e editou dezenas de livros entre os quais se destacam “Receitas low-cost” (2009), “As grandes receitas das famílias portuguesas”(2009), “Os truques da Filipa” (2010) ou “Viver mais e melhor”(2012). Publicou o último livro em 2013 com o título “Os petiscos da Filipa”.

Também em 2013 regressou aos ecrãs, no canal de cabo 24Kitchen, numa parceria com a cozinheira Filipa Gomes no programa “Prato do Dia”. Uma das últimas emissões foi dedicada ao natal.

Fonte: “Jornal I”

Fonte: “Jornal Expresso”

No comments yet

Deixe um comentário