“O Desporto em Portugal” (III)

“AS PRIMEIRAS PROVAS”

 

Estádio NacionalEm 1910, a competição regional de futebol na Cidade de Lisboa envolvia seis clubes: Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal; CIF; União Belenense; Gilman e Carcavelos Club (equipa de ingleses). Nesta temporada, pela primeira vez, um clube português (Spor Lisboa e Benfica) conseguiu terminar a prova à frente dos ingleses do Carcavelos, grandes dominadores até então, tendo a derrota levado a que estes não voltassem a participar no Campeonato de Lisboa.

Por seu lado, os «vermelhos» (como eram conhecidos os benfiquistas, designação mantida até 1936, altura em que a Guerra Civil Espanhola obrigou a mudar para «encarnados», de forma a não existir qualquer conotação com o lado comunista) foram os grandes dominadores do futebol lisboeta durante a I República, vencendo por sete vezes a prova, seguindo-se o Sporting Clube de Portugal com quatro vitórias. Assim se cimentava uma rivalidade que se estenderia à escala nacional nas décadas seguintes.

Mas por volta de 1915 já a competitividade se instalara no futebol da capital, com os «leões» a recutarem diversos jogadores ao Benfica em troca de melhores condições de treino e jogo e até pagamentos clandestinos, como foi mo casoa da contratação pelo Sporting do melhor jogador português da época, Artur José Pereira. Além disso, muitos jogos do Campeonato de Lisboa eram caracterizados pela violência, dentro e fora dos campos (pelados, convertidos em autênticos lamaçais durante o Inverno), com diversos casos gravdes de indisciplina e desistências de clubes. O futebol era ainda uma criança, mas já se tornara importante na vida de muitas pessoas.

Fonte: “Dicionário de História da I República e do Republicanismo”, (Volume I: A-E, Coordenação Geral de Fernanda Rollo, Edição da Assembleia da República, Centenário da República, Colecção Parlamento, Edição de Outubro de 2013)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: