“Catarina Eufémia, faz hoje 62 anos que foi, brutalmente, assassinada”

 

Catarina Eufémia representa, no imaginário popular e oposicionista à resposta brutal do regime a quem se atrevia a contestar a injustiça social.

 

Catarina EufémiaCATARINA Efigénia Sabino EUFÉMIA, natural da Freguesia de Baleizão (Beja), nasceu a 13-02-1928 e foi assassinada a 19-05-1954. Assalarida rural alentejana, filha de José Diogo Baleizão e de Maria Eufémia, natural de Baleizão. Catarina viveu pobre, analfabeta, casou em 1946 e teve três filhos. As circunstâncias de morte tornaram-na símbola de resistência e de contestação ao salazarismo. No Alentejo, de latifúndio e de emprego sazonal, desde os meados 40 e nas décadas de 50 e 60, tornou-se permanente o clima de agitação social entre os assalariados rurais. Durante uma greve de trabalhadores agrícolas de Baleizão, a 19 de Maio de 1954, Catarina integra uma marcha até à residência do patrão. Pretendiam aumentar de 16 escudos para 23 escudos a jorna das mulheres, na campanha da ceifa. No caminho, Catarina é morta a tiro pelo Tenente Carrajola da GNR, que procurava dispersar a manifestação. Catarina cai no chão, juntamente com o filho de oito meses, que trazia ao colo. Nas décadas seguintes o PCP apresenta Catarina Eufémia como paradigma de mulher, mãe e militante. Era frequente a deposição de flores, por desconhecidos, na campa do cemitário de Quintos e a vingança foi muitas vezes jurada. Cantada por José Afonso, Sophia de Mello Breyner e José Carlos Ary dos Santos, a morte de Catarina representa, no imaginário popular e oposicionista à resposta brutal do regime a quem se atrevia a contestar a injustiça social.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Abrantes; Alcácer do Sal (Fregueisas de Alcácer do Sal e Torrão); Alcochete (Freguesia de São Francisco); Aljustrel; Almada (Cidade de Almada e Freguesias de Caparica, Charneca de Caparica, Costa de Caparica e Sobreda); Almeirim (Freguesia de Benfica do Ribatejo); Alvito (Freguesia de Vila Nova da Baronia); Amadora; Arraiolos (Freguesia de São Pedro da Gafanhoeira); Avis; Barreiro; Beja (Freguesia de Salvada); Belmonte; Cascais (Freguesia de Cascais); Castro Verde; Estremoz (Freguesia de Arcos); Évora (Cidade de Évora e Freguesias de Nossa Senhora de Machede, Nossa Senhora da Tourega e Torre de Coelheiros); Faro; Golegâ (Freguesia de Azinhaga); Grândola (Freguesias de Grândola e Melides); Loures (Freguesias de Camarate, Fanhões, Lousa, Prior Velho, Santa Iria da Azóia, Santo Antão do Tojal, São João da Talha, São Julião do Tojal e Unhos); Marinha Grande; Moita (Freguesias de Alhos Vedros, Baixa da Banheira, Moita e Sarilhos Pequenos); Montijo (Freguesias de Montijo, Pegões e Santo Isidro de Pegões); Mora; Moura (Freguesias de Amareleja e Sobral da Adiça); Odemira (Freguesia de São Luís); Odivelas (Freguesia da Ramada); Palmela (Freguesias de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo); Ponte de Sôr (Freguesias de Foros de Arrão e Montargil); Portel; Santiago do Cacém (Freguesia de Alvalade); Seixal (Freguesais da Amora e Corroios); Setúbal (Azeitão); Sintra (Freguesias de Belas e de Santa Maria e São Miguel); Torres Vedras (Freguesia da Silveira); Trofa (Freguesia de São Mamede do Coronado); Vendas Novas (Freguesias de Landeira e Vendas Novas); Vidigueira (Freguesia de Aguiar); Vila Franca de Xira (Freguesias de Alverca do Ribatejo e Póvoa de Santa Iria); Vila Real de Santo António; Vila Velha de Ródão.

Fonte:  “Infopédia”(Porto: Porto Editora, 2003-2014).

Fonte: “Dicionário do 25 de Abril”; (Verde Fauna, Rubra Flor, de John Andrade, Editora Nova Arrancada, Sociedade Editora, S.A.. 1ª Edição, Setembro de 2002, Pág. 135 e 136).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: