“O Desporto em Portugal” (VI)

CAMPEONATO DE PORTUGAL, a primeira prova nacional

 

Estádio NacionalAté 1922, todas as competições futebolistícas disputadas em Portugal tinham sido organizadas pelas Asscoiações Regionais. Foi a partir desta temporada que a União Portuguesa de Futebol (UPF) tomou a iniciativa de realizar o Campeonato de Portugal, um aprova que fora insistentemente reclamada pelos clubes para dar continuidade ao importamte trabalho desenvolvido pelas associações regionais. Recorde-se que a realização desta prova fazia parte dos objectivos prioritários da fundação da UPF, mas problemas organizativos de vária ordem, assim como as dificuldades impostas pela I Guerra Mundial (1914-1918), fizeram adiar sucessivamente o arranque do primeiro Campeonato de cariz nacional.

O desenvolvimento do futebol em Portugal seria bastante afectado por esta lacuna competitiva, designadamente ao nível da qualidade de jogo (por exemplo, em Espanha distputou-se o primeiro campeonato nacional em 1903). Desta forma, o futebol luso acabou por ser protagonista de um acontecimento insólito: a actividade da Selecção Nacional de Futebol (estreou-se em Espanha, em 1921) iniciou-se antes do advento do primeiro Campeonato de Portugal, o que constituiu um facto pouco usual na história do futebol mundial.

Fonte: “Dicionário de História da I República e do Republicanismo”, (Volume I: A-E, Coordenação Geral de Fernanda Rollo, Edição da Assembleia da República, Centenário da República, Colecção Parlamento, Edição de Outubro de 2013)

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: