Tony de Matos, deixou-nos, faz hoje 25 anos

 

No dia em que passam 25 anos sobre a morte de Tony de Matos, “o eterno romântico”, aqui ficam alguns traços biográficos.

 

Tony de MatosTONY DE MATOS, nome artístico do cancionetista António Maria de Matos, nasceu no Porto, a 28-10-1924, e faleceu em Lisboa, a 08-06-1989. Filho de actores (os pais trabalharam na companhia Rafael de Oliveira e dois tios seus eram cantores), começou a cantar aos 13 anos. Cantor de música ligeira,. Estreou-se aos microfones da Emissora Nacional em 25 de Setembro de 1945, interpretando Noite de Luar. Celebrizado como cantor romântico latino, iniciou-se  nos palcos ainda criança, na Companhia Teatral Rafael de Oliveira. Na música, estreou-se em 1950, gravando ao longo de três décadas de carreira centenas de canções, reunidas em cerca de sete dezenas de álbuns, sendo um dos artistas mais populares da sua época. Para além da música, actuou no teatro, em revistas no cinema e na televisão. Realizou inúmeras digressões por países de expressão portuguesa e nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

O seu último trabalho discográfico chama-se Cantor Latino, para o qual convidou numerosos compositores portugueses como Rui Veloso, Fernando Tordo, Maria Guinot, entre outros.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Sobreda); Cascais (Freguesia de Alcabideche); Odivelas (Freguesias de Odivelas e Pontinha); Oeiras (Freguesia de Barcarena; Sintra (Freguesia de Algueirão-Mem Martins).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 349).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: