“Efeméride”

A Estação de Comboios do Rossio foi inaugurada há 126 anos

 

Estação do RossioInaugurada oficialmente pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro a 11 de Junho de 1890, com nome de Estação da Avenida, mais tarde passou a chamar-se de Estação do Rossio, embora esteja na Praça D. João da Câmara/Rua 1º de Dezembro

A Estação do Rossio teve início, em 1886. Foi autor do projecto o Arquitecto José Luís Monteiro, por encomenda da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, tendo sido construída por uma empresa belga, e incluiu, além da construção da Estação, a escavação do túnel ferroviário, a ligação rodoviária à Calçada do Carmo e a construção do Hotel Avenida Palace

Em 18 de Abril de 1889 um comboio atravessa pela primeira vez o Túnel do Rossio. Esta viagem demorou cerca de 27 minutos. As locomotivas a vapor, alimentadas a hulha, circulavam a 6 quilómetros/hora.

O tunel do Rossio, permite aligação ferroviária, entre a Estação do Rossio e aVila de Sintra, através da linha de Sintra.

O Túnel tem via dupla com 2613 metros de comprimento e 8 metros de largura por 6 metros de altura até ao fecho da abóboda. O túnel tem um declive aproximadamente 1%, descendo 24,26 metros desde a boca do túnel em Campolide.

A sua construção teve lugar no período comprenedido entre 1887 e 1890. Esta obra do Túnel e a Estação do Rossio, considerada a maior obra da engenharia portuguesa do Século XIX, e que custou no seu conjunto a quantia de 730 mil réis, teve o seu início a 21 de Maio de 1887, quando um operário começou a escavar do lado de Campolide e outro na zona do Rossio. Encontraram-se na noite de 23 para 24 de Maio de 1888.

O Túnel do Rossio esteve encerrado desde Outubro de 2004, até Fevereiro de 2008, para obras de recuperação, por motivos de segurança, levando à interrupção da ligação ferroviária até à Estação do Rossio durante o mesmo período.

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: