António Stromp duas vezes nome de Rua de Lisboa

 

SCPAntónio Stromp, sportinguista que foi um dos primeiros atletas olímpicos portugueses, começou por dar o seu nome a uma rua no Campo Grande, logo quatro anos após o seu falecimento, em 1925, mas após uma remodelação da zona teve de esperar até 1958 para voltar a estar presente na toponímia lisboeta.

A partir de uma proposta do Vereador Alfredo Guisado, a Câmara Municipal de Lisboa deliberou em 15/02/1925 atribuir o nome de António Stromp à Rua do topo norte do Campo Grande, já que a sede do Sporting Clube de Portugal aqui se situava nessa época e na cerimónia de inauguração, no dia 13 de junho de 1926 (dia de aniversário do homenageado), foi o seu irmão Mário Stromp que descerrou as placas toponímicas do arruamento. Entretanto, esta rua foi integrada no Campo Grande, e como tal a Comissão Municipal de Toponímia, na sua reunião de 16/05/1958, resolveu que: o Arruamento de acesso ao Sporting Clube de Portugal, na Alameda das Linhas de Torres, se denomine: Rua António Stromp.

 

António StrompANTÓNIO STROMP, Desportista, nasceu em Faro, a 13-06-1894, e faleceu em Lisboa, a 06-07-1921. Considerado uma lenda viva, um atleta excepcional e dedicado ao seu clube, a sua fama foi, de certa forma, ofuscada pelo seu irmão Francisco Stromp.

Tinha apenas 15 anos de idade quando alinhou na primeira equipa do Sporting Clube de Portugal, em 1909. Era escolhido para todas as selecções organizadas em Lisboa, entre 1909 e 1916. Em 1940, num inquérito organizado por Ribeiro dos Reis no jornal “Os Sports”, foi considerado, juntamente com Adolfo Mourão o melhor extremo-direito até então, ou seja, dezanove anos após a sua morte e vinte e quatro depois de ter jogado pela última vez, a 01 de Abril de 1916.

Desportista ecléctico, António Stromp praticou ainda outras modalidades como o atletismo, o ténis, o cricket e a esgrima. Foi Campeão Nacional de 100 metros em 1911, 1912 e 1913 e, também de 200 metros em 1912. Nesta mesma data foi seleccionado para os Jogos Olímpicos de Estocolmo, juntamente com Armando Cortesão, Francisco Lázaro, António Pereira, Fernando Correia e Joaquim Vital. Ficou classificado em terceiro lugar na 5ª série dos 100 metros e, nos 200 metros, ficou em 4º lugar.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lisboa (Freguesia do Lumiar, Edital de 02-06-1958).

Fonte: “Câmara Municipal de Lisboa – Toponímia de Lisboa”

 

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: