António Variações, faleceu há 32 anos.

 

No dia em que passam 32 anos sobre a morte de António Variações, aqui ficam alguns dados biográficos, para o recordar e verificar que a suas suas canções cheias de crítica social, continuam actuais.

 

António VariaçõesANTÓNIO VARIAÇÕES, era o nome artístico de António Joaquim Rodrigues Ribeiro, nasceu no Lugar do Pilar, a Freguesia de Fiscal (Amares), a 03-12-1944, e faleceu em Lisboa, a 13-06-1984. Mudou-se para Lisboa ainda jovem. Profundo admirador de Amália Rodrigues, tentou por diversas vezes a carreira artística, sem qualquer resultado nem interesse por parte das editoras. Tal facto levou-o a emigrar, deambulando entre a França, a Holanda, os Estados Unidos e a Inglaterra, onde cantou na rua, em bares, praças e outros locais públicos. Em Inglaterra, aprendeu o ofício de barbeiro e foi nessa actividade que se estabeleceu no seu regresso a Lisboa, abrindo um pequeno estabelecimento na Rua da Fé. Tornou-se uma figura típica de Lisboa, sendo conhecido pela sua aparência extravagante marcada pelas roupas bizarras e coloridas e a barba longa e estilizada.

Manteve a sua veia musical activa compondo e escrevendo os textos das suas canções, conseguindo em 1982 divulgar o seu trabalho, com o lançamento de »Estou Além, e Povo Que Lavas mo Rio«, esta última, uma versão pouco convencional do êxito de Amália.

A sua carreira, embora curta, foi pontuada por vários sucessos comerciais, dos quais se destacam canções como »A Canção do Engate, O Corpo é Que Paga, e É Para Amanhã«.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Amares (Freguesias de Ferreiros e Fiscal); Cascais (Freguesia de São Domingos de Rana); Lisboa (Freguesia do Parque das Nações, Edital de 24-09-1998, ex-Rua B do Bairro do Oriente).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 518).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: