“Centenários”

 

A Fadista Adelina Ramos, se fosse viva, faria hoje 100 anos. Aqui ficam alguns traços biográficos do seu percurso profissional.

 

Adelina RamosADELINA RAMOS, Fadista, natural de Lisboa, nasceu a 14-06-1916 e faleceu a 26-07-2008. Iniciou a sua carreira com 14 anos de idade no Grémio Instrutivo Os Trovadores, onde aprendeu a cantar com José Alves. Cantou por todo o País e nomeadamente no Retiro da Severa, no Solar da Alegria; no Café Luso e em diversas casas e retiros de Fado.

Nos anos 50 fundou, com o marido, a Casa de Fados Tipóia, onde actuou durante 22 anos. Após o 25 de Abril de 1974 a casa fechou e a intérprete retirou-se.

A fadista foi a criadora de “Não passes com ela à minha rua”, que Fernanda Maria popularizou décadas mais tarde, e do êxito “Ouvi cantar o Ginguinhas”.

Tinha um estilo peculiar, que congregava uma legião de fãs. Além de Ginguinhas, outro fado muito apreciado era o da Agualva.

Na Casa de Fados Tipóia, na década de 1960, uma das mais requisitadas, por onde passaram vários nomes grandes do Fado, como: Teresa Tarouca, João Ferreira Rosa, Casimiro Ramos, Carlos Ramos, Francisco Stofel, Maria da Fé, Manuel de Almeida, etc.

Adelina Ramos teve interpretações marcantes, podendo destacar-se a do fado: Achei-te tanta diferença, de José de Freitas e Casimiro Ramos.

Fonte: “Agência Lusa”

Fonte: “Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX”, (Direcção de Salwa Castelo-Branco, Volume 4º (P-Z), Círculo de Leitores, Colecção Temas e Debates, 1ª Edição, Julho de 2010. Pág-. 1091 e 1092).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: