David Mourão Ferreira, Professor, Escritor e autor de alguns dos mais belos fados cantados por Amália Rodrigues

 

DAVID MOURÃO-FERREIRA,  que nos deixou há 20 anos, é autor de fados como: Abandono; Barco Negro; Maria Lisboa, ou Primavera.

 

No dia em que passam 20 anos sobre a sua morte, aqui ficam alguns traços biográficos.

 

 

David Mourão FerreiraDAVID de Jesus MOURÃO-FERREIRA, Professor e Escritor, natural de Lisboa, nasceu a 24-02-1927 e faleceu a 16-06-1996. Filho de David José da Silva Ferreira, que pertenceu ao Grupo Seara Nova. Licenciou-se em Filologia Românica (1951) na Faculdade de Letras de Lisboa.

Em 1953-1955, foi Redactor da revista Seara Nova, e participou em actividades do MUD Juvenil. Em 1958 apoiou a candidatura presidencial de Humberto Delgado.

Professor, desde 1957, da Faculdade onde se formou, foi Director do Jornal “A Capital” de 1974 a 1975 e Secretário de Estado da Cultura de 1978 a 1979. Em 1984 assumiu a Direcção da Revista Colóquio/Letras.

Como Escritor, estreou-se com as peças “Isolda”, em 1948 e “Contrabando”, em 1950. A “Secreta Viagem”, de 1950, deu origem a uma fecunda actividade poética, parcialmente contida em antologia: “Obra Poética”, de 1980, em dois volumes, tendo surgido posteriormente “Entre a Sombra e o Corpo” e com o volume “Cancioneiro do Natal”, de 1971, recebeu o Prémio Nacional de Poesia. Autor de numerosos textos a que Amália Rodrigues deu voz, foi ainda Secretário Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Muitas vezes distinguido, destaquem-se aqui o Prémio de Teatro da Casa da Imprensa por “O Irmão”, de 1965 e “Um Amor Feliz” de 1986, que assinalou a sua estreia no romance e acumulou os Prémios de Narrativa do Pen Clube Português, Dom Diniz, da Casa de Mateus, de Ficção Município de Lisboa e o Grande Prémio de Novelística da Associação Portuguesa de Escritores. Representado nas principais antologias nacionais e estrangeiras a sua obra tem inspirado numerosas teses em Universidades de Portugal, Brasil, Itália, França, Roménia e África do Sul, além de se encontrar traduzida um pouco por toda a parte. Sócio electivo da Academia de Ciências de Lisboa onde sucedeu a Vitorino Nemésio, foi também sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras e membro Titular da Académie Européenne de Paris.

Distinção honorífica com que Portugal o aclamou Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada, Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras e Oficial da Legião de Honra, ambas de França por último, do Brasil e Grã Cruz da Ordem de Rio Branco.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesias de Caparica e Sobreda); Amadora; Aveiro (Freguesia de Eixo); Barreiro (Freguesia de Santo António da Charneca); Beja; Braga; Cascais (Freguesias de Alcabideche, Cascais e São Domingos de Rana); Évora; Fafe (Freguesias de Fafe e Regadas); Gondomar (Freguesia de Rio Tinto); Lagos (Freguesia da Luz); Lisboa (Freguesia do Lumiar); Loures (Freguesias de Prior Velho, Santa Iria de Azóia; Santo António dos Cavaleiros e São Julião do Tojal); Moita (Freguesia de Alhos Vedros); Odivelas; Oeiras (Freguesia de Barcarena); Palmela (Freguesia da Quinta do Anjo); Pombal; Portimão; Santarém; Seixal (Freguesia de Corroios); Sesimbra; Vila Franca de Xira (Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Vialonga); Vila Nova da Barquinha.

Fonte: “Dicionário do 25 de Abril”; (Verde Fauna, Rubra Flor, de John Andrade, Editora Nova Arrancada, Sociedade Editora, S.A.. 1ª Edição, Setembro de 2002, Pág. 243).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 378).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: