“Zé do Telhado, no dia em que faz 200 anos do seu nascimento”

 

Zé do Telhado, foi o Robin dos Bosques à nossa dimensão, independentemente das lendas à volta da sua vida, parece que Zé do Telhado, só assaltava as casas senhoriais, nunca maltratava as pessoas e dividia o resultado dos saques pelos mais pobres.

Ninguém pensaria que, 200 anos depois, os “Zé do Telhado” seriam mais; mais sofisticados; roubando, de preferência os pobres, não distribuiriam o resultado dos saques, etc. Zé do Telhado sentava-se num banco (de madeira) e os actuais “Zé do Telhado”, metem o banco ao bolso.

 

José do TelhadoJOSÉ TEIXEIRA DA SILVA, nasceu em Castelões de Recezinhos (Penafiel), a 22-06-1816, e faleceu em Sissa, Malange (Angola), em 1875. Para esquecer as mágoas, alistou-se na vida militar e veio a alcançar as divisas de Sargento. Por ter salvo a vida, em 1846, ao Visconde de Sá da Bandeira, de quem era ordenança, recebeu a Ordem da Torre e Espada.

Perseguido por credores e inimigos políticos, passou a chefiar uma quadrilha de ladrões em 1849. Após inúmeros assaltos e crimes foi condenado a degredo perpétuo em Angola.

O valor com que se bateu no Bembe restituiu-lhe a liberdade. Quando preso, conviveu com Camilo Castelo Branco, que contribuiu para lhe criar uma auréola de generoso cavalheirismo, recordado na literatura de cordel e perpectuado no cinema.

Em 1929, Rino Lupo, realizou um filme sobre a vida de José do Telhado, mais tarde, em 1945, o Cineasta Armando Miranda voltou a realizou um filme sobre a vida de José do Telhado, cujo papel principal, isto é fazia de José do Telhado, foi desempenhado pelo Actor Virgílio Teixeira, onde participaram também as Actrizes Adelina Campos e Anna Paula.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lousada (Freguesia de Caíde de Rei); Penafiel (Freguesia de Castelões).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 509).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: