“O Pintor José Escada, se fosse vivo, faria hoje 82 anos de idade”

 

 

Lumiar 1346JOSÉ Jorge da Silva ESCADA, Pintor, natural de Lisboa, nasceu a 26-06-1934 e faleceu em 1980. Depois de estudos regulares na Escola de António Arroio e na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, parte para Paris na grande emigração dos anos 50 e princípio de 60. Começou por participar na exposição colectiva realizada na Fundação Gulbenkian em 1957.

Foi um dos fundadores do Grupo KWY, com alguma notoriedade em Paris, e participou no MRAR (Movimento Renovador de Arte Religiosa). Depois de um período informal, realizou pinturas/relevos em alumínio e em plástico. Já doente, regressa a Portugal no fim dos anos 70. Aqui a sua obra inflecte para um intimismo de registo dos objectos e seres do seu quotidiano próximo em grande sintonia com uma poética própria da ultrapassagem das vanguardas e do individualismo renascente já dos anos 80, que o seu trabalho antecipa, apesar de neles ter vivido bem pouco tempo.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Charneca); Amadora; Lisboa (Freguesia do Lumiar, Edital de 04-12-1981, ex-Rua 26 de Telheiras Sul); Moita (Freguesia do Vale da Amoreira); Odivelas (Freguesia da Ramada).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 199 e 200)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: