“PAIS e FILHOS (à moda antiga); isto é: Pais também engloba Mães, Filhos e Filhas, na Toponímia”.

António Martins e Francisco Gentil Martins, Pai e Filho, na Toponímia de Lisboa.

 

SD Benfica 0067ANTÓNIO Augusto da Silva MARTINS, Médico e Desportista, nasceu em Abrantes, a 05-04-1892, e faleceu em Lisboa, a 03-10-1930. Era filho de João Augsuto da Silva Martins e de Esperança Augusta da Silva Martins (ambos naturais de S. Miguel do Rio Torto).

Fez os Estudos Primários em Santarém com o Professor António Pereira do Nascimento e, em 1904, ainda por terras escalabitanas ingressou no Liceu Sá da Bandeira, porém, em 1905, por vontade dos pais, transferiu-se para o Liceu de Coimbra (Liceu José Falcão), onde foi um distinto aluno.

Licenciou-se na Faculdade de Medicina de Lisboa em 1917. Antes de se formar (1913) acompanhou o Professor Henrique Vilhena numa missão de estudo de Anatomia em Cabo Verde. Foi mobilizado na I Grande Guerra como Médico Militar e tomou parte numa expedição à Província de Moçambique em 1918.

Representou o Exército Português no concurso de tiro inter-aliado, em Paris, em 1919. Assistente de Anatomia e Cirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa, foi aprovado no concurso para cirurgião dos HCL.

Grande desportista, praticou as modalidades de salto em altura e comprimento, lançamento de peso, do disco e do dardo, atirador de precisão com espingarda e pistola. Participou em numerosas competições internacionais, tendo sido classificado em primeiro lugar no Campeonato do Mundo com armas de guerra, em Itália. Morre em 1930, vítima de acidente na carreira de tiro.

No Jardim do Castelo de Abrantes encontra-se uma estátua que contém a seguinte inscrição na parte frontal: «Ao ilustre português e eminente Médico-Cirurgião Dr. António Augusto da Silva Martins. Homenagem dos seus admiradores. 1937».

O seu nome faz parte da Toponímia de: Abrantes (Freguesias de Abrantes e S. Miguel do Rio Torto), Cascais (Freguesia do Estoril), Lisboa (Freguesia de São Domingos de Benfica, Edital de 12-03-1932).

Fonte: “Médicos Nossos Conhecidos, de Ana Barradas e Manuela Soares, Editor: Mendifar, 2001, Pág. 96”

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 343).

 

 

 

FRANCISCO GENTIL MARTINS, Médico, natural de Lisboa, nasceu a 21-01-1927 e faleceu a 08-03-1988. Era filho do Doutor António Martins. Formou-se em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1950. Fez os Internatos Geral e Complementar de Cirurgia dos Hospitais Civis de Lisboa. A partir de 1950 inicou a sua actividade no Instituto Português de Oncologia onde ocupou todos os lugares da respectica carreira. Estagiou nos EUA, com o Professor George Pack.

Em 1894 assume a Presidência da Comissão Directiva do Centro de Lisboa do IPO, e, por inerência, a presidência da Comissão Coordenadora dos três Centros de Oncologia do País (Lisboa, Porto e Coimbra) e vogal do Concelho Nacional de Oncologia. Director da Revista de Medicina em 1948. Era especialista em Cirurgia Plástica e reconstrutiva pela Ordem dos Médicos, “Fellow of the American College of Surgeons”, (1963), “Fellow of the Pack Medical Group”,  e “Special Fellow of the Memorial Sloan Kattering Cancer Center (Nova Iorque). Na Liga Portiguesa Contra o Cancro foi Secretário-Geral de 1963 a 1974. Foi um dos grandes cirurgiões portugueses.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lisboa (Freguesias de Campolide e de São Domingos de Benfica, Edital de 25-01-1989).

Fonte: “Médicos na Toponímia de Lisboa”, (Luís Silveira Botelho, Edição da Câmara Municipal de Lisboa, 1991, Pág. 77 e 78)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: