“PAIS e FILHOS (à moda antiga); isto é: Pais também engloba Mães, Filhos e Filhas, na Toponímia”.

Dom Francisco de Almeida e Dom Lourenço de Almeida, dois Militares na Toponímia de Lisboa.

 

Belém 0060Dom Francisco de Almeida, Militar e 1º Vice-Rei da Índia, nasceu em Lisboa, em 1450, e faleceu em Aguada de Saldanha (África do Sul), a 01-03-1510. Capitão-mor da armada enviada à Índia por Dom Manuel I em 1505 e, a partir da sua chegada a Cochim, Governador de todos os domínios já estabelecidos ou a estabelecer no Oriente, sendo assim o primeiro Vice-Rei.

Nos seus três anos de governo, cumpridos com honestidade edificante e extraordinária capacidade de organização, Dom Francisco de Almeida impôs a supremacia naval portuguesa no Índico, conquistou os necessários pontos de apoio e ganhou ao largo de Chaul a batalha contra as esquadras do Egipto, de Constantinopla, de Veneza e de potentados indianos.

19 navios portugueses contra mais de uma centena de naus fortemente municiadas, batalha decisiva na história a Ásia, segundo a classificou Edgar Prestage. Morreu na viagem de regresso a Lisboa, ao desembarcar na Aguada do Saldanha (África do Sul), vítima de um ataque dos cafres.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Abrantes; Almada; Amadora; Barreiro; Nazaré); Cascais; Coimbra; Figueira da Foz; Gondomar (Freguesia de Valbom); Ílhavo (Freguesia da Gafanha da Lisboa (Freguesia de Belém, Edital de 29-04-1949); Moita (Freguesia de Alhos Vedros); Montijo; Odivelas (Freguesias de Odivelas e Pontinha); Oeiras (Freguesias de Caxias, Cruz Quebrada/Dafundo e Oeiras); Ovar (Freguesai de Esmoriz), Plamela (Freguesia de Pinhal Novo); Porto; Setúbal (Azeitão); Sintra (Vila de Sintra e Freguesia de Algueirão-Mem Martins); Vila Nova de Famalicão; Vila Real de Santo António (Freguesia de Monte Gordo).

Fonte: “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira” (Volume 02, Pág. 45 e 46)

Fonte: “Quem É Quem Portugueses Célebres, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 27).

 

 

Dom Lourenço de Almeida, Militar, nasceu em Lisboa, em 1480, e faleceu na Índia, em 1508. Capitão-Mor nos Mares da Índia. Filho do primeiro Vice-Rei da Índia, este jovem herói surpreendeu veteranos capitães e experimentados pilotos pela audácia e pela perícia com que comandou uma série de expedições marítimas, que tiveram por cenário o porto de Goulão, as Ilhas Maldivas e os mares ao largo da costa do Malabar.

Fez tributário do rei de Portugal um dos potentados da ilha de Ceilão. A sua maior vitória foi alcançada em 16 de Março de 1506 sobre uma esquadra de 280 velas do rei de Calecute. Morreu na batalha naval de Chaul em luta contra a esquadra do almirante egípcio Mir Hossein. Atingido por uma bombarda numa perna, mandou que o sentassem amarrado a um mastro e continuou a comandar o combate, até que outro tiro inimigo o feriu mortalmente.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lisboa (Freguesia de Belém, Edital de 29-04-1948).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 31).

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: